Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Revista Contexto & Educação
Sobre a Revista
Submissões
Edição Atual
Edições Anteriores
Equipe Editorial
Notícias
Contato
Buscar
Buscar
Cadastro
Acesso
Buscar
Buscar
Início
/
Arquivos
/
v. 39 n. 121 (2024)
v. 39 n. 121 (2024)
Publicado:
2024-01-02
Práticas Educativas: metodologias e saberes
Em direção a aprendizagem da docência digital na perspectiva do blended learning em um Instituto Federal de Educação
Jiani Cardoso da Roza, Marcelo Pedroso da Roza, Adriana Moreira da Rocha Veiga
e13756
PDF
A experiência de professores dos anos iniciais do ensino fundamental contribuindo para a avaliação da aplicabilidade do protótipo de um jogo pedagógico digital para o ensino de probabilidade
Ailton Paulo de Oliveira Júnior, Nilceia Datori Barbosa
e13869
PDF
A língua espanhola na região de fronteira Brasil-Peru: Olhares sobre o ensino e a aprendizagem em tempos de pandemia
Solano da Silva Guerreiro, Silvana Neumann Martins
e13670
PDF
Inovação nos processos de ensino e aprendizagem de educação financeira na disciplina de matemática
Patricia Franzoni, Marli Teresinha Quartieri, Gabrielle Barcellos Martins
e14506
PDF
Escritas do norte, retratos de Ariquemes: Ações educativas de literatura na educação profissional rondoniense
Mirian de Oliveira Bertotti, Robson Fonseca Simões
e14463
PDF
Aprender na e com a prática: A inserção de professores iniciantes na carreira e a aprendizagem da docência
Ginaldo Cardoso de Araújo
e14559
PDF
Leitura e escrita: As dificuldades e desafios no processo de ensino e aprendizagem no 5° ano do ensino fundamental
Valdinéia Amorim Lobato, Elivaldo Serrão Custódio
e14880
PDF
O uso do Whatsapp como recurso didático-pedagógico nas escolas de educação básica
Manoel Maria Silva Negrão, Derli Juliano Neuenfeldt
e14557
PDF
Professores ingressantes no Atendimento Educacional Especializado: Vozes registradas em cartas narrativas
Adelaide de Sousa Oliveira Neta, Thiago Falcão Solon, Giovana Maria Belém Falcão
e15542
PDF
Ensaios de transversalidade na formação de professores
Marcos Lübeck
e14915
PDF
Contribuições formativas para professores de ciências/química: Diálogos entre metacognição e ambientes virtuais de aprendizagem
Kassio de Jesus Souza, Welington Francisco
e14723
PDF
Educação superior e prática docente: Interlocuções com professores (as) de um curso de direito no período pandêmico
Marcio Trevisol, Regina Oneda Mello, Marlon Sandro Lesnieski
e13649
PDF
Teoria e prática para a educação de bebês: Necessidades formativas
Fabiana Cristina Frigieri de Vitta, Bárbara Solana Scarlassara, Alberto de Vitta
e14920
PDF
Documentar na educação infantil: um olhar sobre um percurso formativo com professoras na creche
Marcia Regina Mendes, Luciane Pandini-Simiano, Luciano Daudt da Rocha
e14412
PDF
A abordagem das noções matemáticas na educação infantil: analisando perspectivas de professores brasileiros
Clara Inês Warken, Richael Silva Caetano, Renata Camacho Bezerra
e13974
PDF
Protagonismo dos estudantes que desenvolvem atividades junto a um núcleo de tecnologia
Anubis Graciela de Moraes Rossetto, Gustavo Marafon, João Mário Lopes Brezolin
e13733
PDF
Os problemas filosóficos como metodologia de ensino na educação básica - sua contribuição para estimular o pensar crítico
Paula Luana Oliveira, Susana Schneid Scherer, Leandro Schuck
e13652
PDF
A polifonia de professores na fronteira Brasil-Venezuela: Desafios didático-pedagógicos na pandemia do Coronavírus
Evangelista Soares Siqueira, Morgana Domênica Hattge
e13741
PDF
Pesquisas sobre portfólios reflexivos na formação de professores: Contribuições e Críticas
Liliane Antiqueira, Elaine Corrêa Pereira, Maria do Carmo Galiazzi
e12705
PDF
Programação na educação básica: Discussões a partir de uma oficina com professores em formação inicial e continuada
Flavia Sucheck Mateus da Rocha, Ana Paula de Andrade Janz Elias, Marcelo Souza Motta
e12407
PDF
O uso do aplicativo padlet como recurso pedagógico digital para mediar a aprendizagem no ensino tecnológico
Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira, Lawrence Mota Galvão, Ana Cláudia Ribeiro de Souza
e13754
PDF
Educação, ambiente e saúde
Audiovisuais Ecosóficos: A educação ambiental através de telas
Rodrigo Müller Marques, Jane Mazzarino
e14582
PDF
Estudantes do ensino fundamental como cientistas cidadãos: Cartografando riscos sobre leishmaniose
Eloísa Maria Ferreira de Almeida, Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Renata Bernardes Faria Campos
e15728
PDF
Percepção da qualidade do ar em centros urbanos: Avaliação e promoção do conhecimento em crianças residentes na região metropolitana da grande Vitória (Espírito Santo)
Erica Coelho Pagel, Juciléia Sian das Neves
e14844
PDF
Educação do corpo em movimento
Deivide Telles de Lima, Evandro Antonio Corrêa, Dagmar Hunger
e13928
PDF
Ensino fundamental e o envelhecimento: Revisão da literatura
Lydiane da Silva Fernandes Vaz Ferreira, Vania Aparecida Gurian Varoto
e14785
PDF
Habilidades cognitivas investigativas na disciplina de ciências: Um estudo sobre a educação em saúde com alunos do ensino fundamental
Bruna Lauana Crivelaro, Andreia de Freitas Zompero, Tereza Vilaça
e13939
PDF
A avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19
Cássia do Carmo Andrade Lisbôa, Maria Cristina do Amaral Moreira
e14253
PDF
Professores do ensino fundamental público: Literacia em saúde e fatores associados
Leandro Morais Coelho de Oliveira , Luciane Zanin, Flávia Martão Flório
e13673
PDF
Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA
Franc-Lane Sousa Carvalho do Nascimento, Joelson de Sousa Morais, Francidalma Soares Sousa Carvalho Filha
e13259
PDF
O inventário de plantas como possibilidade para a redução da cegueira botânica desde o ensino fundamental
Helene Mochetti Tatsch, Lenira Maria Nunes Sepel
e13344
PDF
Interculturalidade e Educação
Atribuições causais para resultados acadêmicos e seus impactos diferenciais sobre os hábitos de estudo de estudantes universitários
Jerson Sandro Santos de Souza, Suely Aparecida do Nascimento Mascarenhas
e15479
PDF
A festa nas frestas de um país em ruínas: Reivindicação da memória e celebração da vida a partir do carnaval afro-mineiro
Marcone Loiola dos Santos, Natalino Neves da Silva
e14694
PDF
Ser homem nas quebradas: um olhar sobre videoclipes de grupos musicais de rap e rock do sul do Brasil
Maurício Nazarete Lopes, Paula Regina Costa Ribeiro, Juliana Ribeiro de Vargas
e14408
PDF
O uso da linguagem escrita como representação do pensamento: trajetórias infantis
Carolaine Schreder, Marli Dallagnol Frison
e13750
PDF
O uso do tempo pelas crianças fora da escola: Um reflexo da desigualdade de gênero na infância
Letícia Carvalho Leão, Neyfsom Carlos Fernandes Matias
e13825
PDF
Conhecimentos docentes no âmbito do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB)
Braian Veloso, Daniel Mill
e13319
PDF
Desafios da formação de professores em um contexto de reforma educacional: uma análise a partir do paradigma da reforma escocesa “Curriculum for Excellence”
Ana Lúcia Pereira
e12759
PDF
Educação, Currículo e Trabalho
O currículo no ciclo básico de alfabetização: (Re)apropriações da cultura escolar
Aureci Santos Torres da Silva, Edneia Regina Rossi
e14600
PDF
Dinâmica para formação docente no planejamento de ensino estruturado para projeto integrador
Lucio Garcia Veraldo Júnior, Fernando Augusto Silva Marins
e14563
PDF
Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física
Thalita Portela, Wilson Alviano Junior
e13919
PDF
Entre o Neotecnicismo Empreendedor e a Autoridade Docente
Carlos Betlinski, Juliana da Silva Lopes Kaloczi
e13688
PDF
Gênero e Sexualidade
Entre o acolhimento e o preconceito: Experiências de universitários gays, lésbicas e bissexuais numa universidade comunitária
Cristina Fioreze
e14461
PDF
As brincadeiras na educação infantil possibilitam a construção da equidade de gênero?
Thayse Melo Borges, Mareli Eliane Graupe
e14882
PDF
Reflexões sobre gênero, ciência e carreira científica a partir do olhar de docentes de uma universidade federal
Aline Teresinha Walczak, Fabiane Ferreira da Silva
e13773
PDF
Violência de gênero contra as mulheres em universidades: Análise da produção científica
Neiva Furlin, Mônica Tessaro , Eloísa Bido
e13870
PDF
Travestis em contextos educacionais: Tensões e resistências vivenciadas por travestis na cidade de Natal, Brasil
Thales Fabricio da Costa e Silva, Antônio Vladimir Félix da Silva, Fernanda Bezerra de Araújo
e13937
PDF
Geral
Interação entre universidade e escola e suas contribuições na formação docente
Líbera Raquel Bazzan Pillatt, Eva Teresinha de Oliveira Boff
e15720
PDF
Educação financeira no ensino médio: Uma análise após oficinas realizadas em escola pública do Rio de Janeiro
Sheila Santos do Nascimento, Kátia Eliane Santos Avelar
e13864
PDF
Espaços universitários e transtorno do espectro autista: Invisibilidade social e capacitismo frente à dignidade humana
Alejandro Knaesel Arrabal, Fernanda Analú Marcolla, Sabrina Lehnen Stoll
e14405
PDF
A fenomenologia da percepção de Merleau-Ponty a partir do corpo e a educação (em ciências)
Valdirene Aparecida Araujo dos Santos, Robson Simplicio de Sousa
e14366
PDF
Ensino jurídico e hermenêutica: Compreensão docente acerca das humanidades
Marcos Alexandre Alves, Paulo César Ausani
e13866
PDF
Experiências epistêmico-metodológicas: Questões sobre o campo e o ensino de metodologia da pesquisa científica na formação jurídica
Antonio Lopes Almeida Neto, Fernando da Silva Cardoso
e13669
PDF (English)
PDF
A pessoa com deficiência e sua participação no ensino superior: uma análise da realidade brasileira
Maiquel Ângelo Dezordi Wermuth, Lívia Pelli Palumbo
e15592
PDF
Inserção de realidade aumentada no ensino de matemática: Uma revisão sistemática de literatura
Lana Priscila Souza, Sandro César Silveira Jucá
e14831
PDF
Avaliação Formativa na Perspectiva de Professores do Noroeste do Paraná
Andressa Barbosa dos Santos, Ana Lúcia Olivo Rosas Moreira
e15369
PDF
As principais políticas públicas de inclusão para as pessoas com deficiência, e suas possibilidades inclusivas ao contexto escolar
Madson Marcio de Farias Leite
e14657
PDF
O pensamento crítico e o ensino de ciências no cenário brasileiro: Contribuições e perspectivas para o estado da arte
Letiane Lopes da Cruz, Roque Ismael da Costa Güllich
e14090
PDF
Professores do ensino infantil de Santos - Brasil: O que sabem sobre a saúde bucal?
Gelson Pereira, Luciane Zanin, Flávia Martão Flório
e13735
PDF
A escolarização na Penitenciária Modulada Estadual de Ijuí (RS): processos de subjetivação
Anelise Maria Belinaso, Maria Simone Vione Schwengber
e14275
PDF
Violência escolar: Arquivando traumas e enfrentando desafios na filosofia da educação, psicanálise e educação
Amarildo Luiz Trevisan, Alexandre Oliveira Silva, Bibiana Silveira Luft
e14091
PDF
Aquisição da categoria dos determinantes em português por surdos
Adriana Stella Cardoso Lessa de Oliveira, Lucília Santos da França Lopes
e14545
PDF
O percurso discursivo da BNC-Formação pelas Instâncias governamentais: A profissionalidade docente em disputa
Juliana Teixeira Jesus, Alcina Maria Testa Braz da Silva
e13730
PDF
A inserção das abordagens microética e macroética no ensino de engenharias: Uma breve revisão sistemática da literatura
Pedro Bruno Silva Lemos, Sandro César Silveira Jucá, Solonildo Almeida da Silva
e14952
PDF
Feiras de ciências: Pesquisa e análise de dissertações e teses que tratam do planejamento, organização e execução do evento
Cícero Gularte Scaglioni, Pedro Fernando Teixeira Dorneles, Gabriela Solari Maciel
e13095
PDF
Modelagem da evasão do ensino superior nos campi do IFMS por meio de dados educacionais socioeconômicos
Gilson Saturnino dos Santos, Alessandro Kahmann, Gabriela Trindade Perry
e13732
PDF
Relações entre as percepções de ciência e as atividades experimentais na docência em química: Um estudo utilizando a classificação hierárquica descendente
Nara Alinne Nobre-da-Silva, Roberto Ribeiro da Silva
e13884
PDF
Imaginação narrativa e a formação estética: A formação e atuação docente no ensino superior
Camila Chiodi Agostini, Altair Alberto Fávero, Larissa Morés Rigoni
e14670
PDF
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários
Desenvolvido por
Open Journal Systems
Idioma
Português (Brasil)
English
Español (España)