Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13919

Palavras-chave:

Currículo, Educação Física, Diferenças, Linguagens, Culturas

Resumo

Reivindicar a Educação Física como componente curricular da área de códigos e linguagens não é novidade. No entanto, percebemos que as teorizações tradicionais e não-críticas, que historicamente influenciaram os currículos da Educação Física, não somente desconsideram seu caráter de produção e compartilhamento de significados, como também enxergam na Educação Física uma possibilidade de correção do corpo entendido como “anormal”. Dessa forma, no presente ensaio teórico, objetivamos descrever e problematizar as formas como a questão da diferença é abordada em diferentes teorias curriculares da Educação Física. A análise das informações foi realizada com base na teorização pós-estruturalista. Por fim, consideramos que o currículo cultural, ao colocar a cultura no centro das práticas pedagógicas, dialoga e busca contribuir com a construção de uma Educação Física e de um mundo cada vez menos desiguais, buscando não mais esconder e corrigir a diferença, mas sim potencializá-la.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Portela, T., & Alviano Junior, W. (2024). Linguagens, culturas e diferenças no currículo da educação física. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13919. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13919

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho