Revista Contexto & Educação

A Revista Contexto & Educação convida pesquisadores a submeterem artigos para o dossiê Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais, o debate de questões paradigmáticas da educação escolar, que tem como foco compreender o sentido e a função da escola no processo formativo das novas gerações em razão dos cenários da contemporaneidade. 


Tema: “Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais

Editores responsáveis: Celso Martinazzo (UNIJUI) Sidinei Pithan (UNIJUI)

Prazo para o envio de textos: 11 de dezembro de 2017 a 30 de março de 2018.

Previsão de publicação: até setembro de 2018 (v. 3)

Diretrizes para autores: estão disponíveis no site da revista

https://www.revistas.unijui.edu.br/index.php/contextoeducacao/about/submissions#authorGuidelines

 

Etapas do processo de avaliação de artigos:

1 – Avaliação preliminar pela equipe editorial da revista com relação à pertinência do artigo ao tema proposto, adequação da linguagem, observação das normas da redação acadêmica;

2 – Avaliação por pares;

3 – Revisão dos artigos;

4 – Publicação e divulgação do dossiê.

 

A Revista Contexto & Educação é uma publicação quadrimestral do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC) da UNIJUI, que visa estabelecer interlocução com a comunidade acadêmica nacional e estrangeira para divulgar pesquisas, produção de conhecimentos e reflexões sobre temas que incidem sobre a área da educação. Em circulação desde 1986, foi criada por um grupo de professores/pesquisadores com o intuito de veicular ideias, pesquisas e análise de práticas de educadores comprometidos com a Educação Popular no Brasil e na América Latina. Consolidou-se, assim, como um periódico destinado a contribuir na difusão de conhecimentos teóricos e práticos desenvolvidos nas interações da academia com os setores sociais mais amplos. Sob a responsabilidade do PPGEC, desde 2004, articula as suas linhas e grupos de pesquisa mantendo a tradição e o compromisso com a livre circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca de temas atuais e de interesse no campo da educação, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos que busquem a qualificação da educação e a emancipação social.

Revista Contexto & Educação é avaliada pelo sistema Periódicos Qualis CAPES (2015) na seguinte área: A2: Ensino; B2: Geografia; B3: Interdisciplinar.

Os artigos submetidos devem obedecer as diretrizes para os autores que constam na revista.

CONTEXT AND EDUCATION JOURNAL

Context and Education Journal is published every four months by the Graduate Program in Education in Sciences of UNIJUÍ. It aims to establish an interlocution with the national and foreign academic community in order to disseminate researches, production of knowledge, and reflexions on issues that affect the field of education. Working since 1986, it has been created by a group of professors/researchers with the objective of publishing ideas, researches and analysis of educators’ practices committed to Popular Education in Brazil and Latin America. It was consolidated as a journal intended to contribute to the diffusion of theoretical and practical knowledge developed through the interactions of the university with broader social sectors. Since 2004, under the responsibility of PPGEC, it has been articulating research lines and groups keeping the tradition and commitment to the free circulation of ideas and opinions theoretically founded on current issues and interest in the education field, contributing to the discussions and the production of knowledge that seek the qualification of education and social emancipation.

Context and Education Journal is evaluated by Qualis periodical system CAPES (2015) in the following areas: A2: Teaching; B2: Geography; B3: Interdisciplinary.   

Articles submitted must comply with the guidelines for the authors that appear in the journal.

REVISTA CONTEXTO & EDUCACIÓN

La Revista Contexto & Educación es una publicación cuatrimestral del Programa de Pos-Graduación en Educación en las Ciencias (PPGEC) de la UNIJUI, que tiene por objetivo establecer interlocución con la comunidad académica nacional y extranjera para divulgar investigaciones, producción de conocimientos y reflexiones sobre temas que inciden sobre el área de la educación. En circulación desde 1986, fue creada por un grupo de profesores/investigadores con el propósito de difundir ideas, investigaciones y análisis de prácticas de educadores comprometidos con la Educación Popular en Brasil y en América Latina. Consolidándose, así, como una revista destinada a contribuir en la difusión de conocimientos teóricos y prácticos desarrollados en las interacciones de la academia con los sectores sociales más amplios. Bajo la responsabilidad del PPGEC, desde 2004, articula sus líneas y grupos de investigación manteniendo la tradición y el compromiso con la libre circulación de ideas y opiniones teóricamente fundamentadas acerca de temas actuales y de interés en el campo de la educación, contribuyendo con las discusiones y la producción de conocimientos que buscan la cualificación de la educación y la emancipación social.

Revista Contexto & Educación es evaluada por el sistema Revistas Qualis CAPES (2015) en la siguiente área: A2: Enseñanza; B2: Geografía; B3: Interdisciplinar.

Los artículos sometidos deben obedecer las directrices para los autores que constan en la revista.


v. 32, n. 103 (2017): Formação Docente, Currículo e Políticas Publicas.

Sumário

Maria Cristina Pansera de Araujo, Solange Castro Schorn
PDF
1-4

Artigos

Adão Caron Cambraia, Eliana Fritzen Pedroso
PDF
5-28
Valmor Rhoden, Juliana Lima Moreira Rhoden
PDF
29-54
Marcelo D'Aquino Rosa
PDF
55-86
Tania Renata Prochnow, Cely Mariza Vargas da Silveira
PDF
87-119
Milaine Aparecida Pichiteli
PDF
120-145
Rubia Patrícia Noronha da Silva, Simone Lara, Jaqueline Copetti, Karoline Goulart Lanes, Max Castelhano Soares
PDF
146-164
Terimar Ruoso Moresco, João Batista Teixeira da Rocha, Nilda Berenice de Vargas Barbosa
PDF
165-190
Damaris Wehrmann Robaert, Elisiane Felzke Schonardie
PDF
191-212
Mariana de Souza Proença, Rossano André Dal-Farra, Eduardo Ubel Oslaj
PDF
213-247
Adriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Pessoa da Silva
PDF
248-274
Wagner Marcelo Pommer
PDF
275-302
Alderenik Antonio de Oliveira
PDF
303-335
Anderson Luiz Tedesco, Roque Strieder, Clenio Lago
PDF
336-360


Total de acesso dos artigos: 326