O uso da linguagem escrita como representação do pensamento: trajetórias infantis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13750

Palavras-chave:

significação, sentido, contexto

Resumo

O estudo apresentado neste artigo teve como objetivo compreender como a criança usa a linguagem escrita para representar o pensamento. Nessa perspectiva, foi realizada uma pesquisa de caráter qualitativo, do tipo pesquisa-ação. Os sujeitos da pesquisa foram 20 crianças matriculadas em uma escola da rede pública municipal de Cândido Godói-RS, acompanhadas no período entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, que abrange o final da Educação Infantil e o início do 1º ano do Ensino Fundamental. A interpretação dos dados, realizada por meio da Análise Textual Discursiva, teve apoio teórico em autores da perspectiva histórico-cultural. Resultados indicam que a linguagem escrita é permeada por significações sociais, e que a criança, na busca pela apropriação dessas significações, se coloca num contínuo movimento de produção de sentidos. Os resultados também apontam que, a partir das suas escritas espontâneas, a criança busca se fazer entender pelo outro, utilizando a linguagem escrita como forma de expressão dos seus pensamentos.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

Schreder, C., & Frison, M. D. (2024). O uso da linguagem escrita como representação do pensamento: trajetórias infantis. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13750. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13750

Edição

Seção

Interculturalidade e Educação