Modelagem da evasão do ensino superior nos campi do IFMS por meio de dados educacionais socioeconômicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13732

Palavras-chave:

Evasão escolar, Regressão logística, Dados socioeconômicos, Educação profissional

Resumo

Vários trabalhos destacam os diferentes fatores (econômicos, sociais, institucionais, entre outros) que influenciam na evasão escolar em Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras, bem como os problemas provocados pela desistência dos estudantes. Cientes da necessidade de investigar fatores associados à evasão, utilizamos dados de cerca de 2500 estudantes, coletados em 8 campi do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) para averiguar, por meio de regressão logística, se as características presentes nesses dados podem prever a evasão destes estudantes. Após preparação, transformação e análise de modelos, foram identificadas variáveis que determinam probabilidade de o estudante evadir ou concluir seu curso. Concluímos que a identificação de variáveis relacionadas à evasão deve ser feita em cada instituição, e preferencialmente cruzada com indicadores econômicos globais e informações sobre fatores relacionados à instituição e ao mercado de trabalho.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

dos Santos, G. S., Kahmann, A., & Perry, G. T. (2024). Modelagem da evasão do ensino superior nos campi do IFMS por meio de dados educacionais socioeconômicos. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13732. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13732

Edição

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Geral