Ensino fundamental e o envelhecimento: Revisão da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14785

Palavras-chave:

Educação, Gerontologia, Ensino Fundamental, Idoso

Resumo

O fenômeno do envelhecimento é uma tendência mundial. Em todos os ciclos da vida este processo está presente, e medidas de conscientização sobre o envelhecer individual e coletivo devem ser valorizadas e desenvolvidas no contexto educacional. Este artigo se propôs a realizar uma revisão bibliográfica sobre o conteúdo do envelhecimento no ensino fundamental, através de uma pesquisa quali-quantitativa, e busca nas bases de dados selecionadas e pelos descritores educação, gerontologia, idoso e ensino fundamental, e suas combinações. Os critérios de inclusão foram publicações completas, de livre acesso, entre 2011-2021, nas línguas português, inglês e espanhol. Das produções encontradas, 63 delas apresentaram relevância baixa, e 2 altas que refletem experiências no Distrito Federal e no Estado de São Paulo, destacando a importância de introduzir temas sobre envelhecimento nas escolas de forma estruturada e alinhada ao currículo pedagógico, experiência indicada na política educacional do Estado de São Paulo. Essa abordagem alinha-se com a formação do cidadão e os movimentos participativos, que oportunizam ações e se articulam intersetorialmente, projetando medidas de envelhecimento saudável à comunidade. Este estudo se mostra relevante e destaca que medidas intergeracionais devem se propagar no contexto escolar para eliminação de preconceito e promoção de atitudes positivas sobre o envelhecimento.

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Publicado

2024-03-11

Como Citar

Ferreira, L. da S. F. V., & Varoto, V. A. G. (2024). Ensino fundamental e o envelhecimento: Revisão da literatura. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14785. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14785

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde