O CONHECIMENTO ESCOLAR EM FOCO: CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA EM DEBATE

SCHOOL KNOWLEDGE IN FOCUS: CURRICULUM AND EPISTEMOLOGIES IN DISCUSSION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10499

Palavras-chave:

Conhecimento escolar. Metapesquisa. Currículo.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo central investigar como o conhecimento escolar está sendo tematizado nas principais revistas de educação do Brasil. Defendemos o argumento de que o conhecimento escolar ocupa o papel central nas teorias de currículo. Para tal utilizamos as indicações da metapesquisa e analisamos 33 artigos publicados em periódicos A1 (qualis/Capes) no período de 2013 a 2018.  Foi possível perceber que os autores estão filiados a diferentes epistemologias e abordam diferentes temas em relação ao conhecimento escolar. No entanto, pouco se preocuparam em verificar como o conhecimento escolar está sendo vivenciado no cotidiano escolar.

Biografia do Autor

Paulo Melgaço da Silva Junior

Pós Doutorado em Educação pela UFRJ (2018) Doutor em Educação pela UFRJ (2014), mestre em Educação pela Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF/UERJ (2008). Possui graduação em Desenho e Plástica pela Escola de Artes Plástica da FUMA (1989). Atualmente é professor e vice diretor na Escola Estadual de Dança Maria Olenewa (Theatro Municipal do Rio de Janeiro); Professor de Arte na Secretaria Municipal de Educação de Duque de Caxias, Professor Redator no processo de Reestruturação Curricular de Duque de Caxias; Professor Colaborador no PPGEAC -UNIRIO. Atua principalmente nos seguintes temas: currículo,cotidiano escola, educação fundamental, orientação sexual, sexualidades, masculinidades, artes e dança.

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

Silva Junior, P. M. da. (2022). O CONHECIMENTO ESCOLAR EM FOCO: CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA EM DEBATE: SCHOOL KNOWLEDGE IN FOCUS: CURRICULUM AND EPISTEMOLOGIES IN DISCUSSION. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(116), 367–385. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10499