Habilidades cognitivas investigativas na disciplina de ciências: Um estudo sobre a educação em saúde com alunos do ensino fundamental

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13939

Palavras-chave:

Ensino por Investigação, Ensino Fundamental, Educação em Saúde, Sequências didáticas investigativas

Resumo

A Educação em Saúde prioriza o desenvolvimento de sujeitos autônomos e conscientes de suas responsabilidades, coletivas e individuais, nas tomadas de decisões cotidianas que implicarão em escolhas saudáveis e, consequentemente, maior qualidade de vida. Contudo, o Ensino por Investigação é uma abordagem relevante na Educação em Saúde por promover o desenvolvimento de habilidades para a vida. O objetivo deste estudo situa-se na análise da manifestação das Habilidades Cognitivas Investigativas, nomeadamente na emissão de hipóteses e elaboração de conclusões em alunos do sétimo ano de uma escola pública do Brasil ao participarem de uma Sequência Didática investigativa para Educação em Saúde. Neste estudo, participaram, em três encontros, cinco alunos do Ensino Fundamental de modo híbrido. Em nossa análise, averiguamos que os estudantes desenvolveram progressivamente habilidades para emitir hipóteses e elaborar conclusão. Apesar das limitações do estudo, os resultados encontrados mostram as potencialidades que as Sequências Didáticas Investigativas na Educação em Saúde podem ter no desenvolvimento das Habilidades Cognitivas dos estudantes e na sua capacitação para resolver problemas relacionados com a promoção da sua saúde individual e/ou a saúde da sua comunidade.

Referências

ARAÚJO, Denise Lino. O que é (e como faz) sequência didática? Entrepalavras, Fortaleza, v. 3, n. 1, p. 322-334, 2013. Disponível em: http://www.entrepalavras.ufc.br/revista/index.php/Revista/article/view/148. Acesso em: 12 jun. 2021.

AUSTRALIAN CURRICULUM. Foundation–Year 10 Australian Curriculum: science. Sidney: Acara, 2015. Disponível em: https://www.australiancurriculum.edu.au/f-10- curriculum/science/. Acesso em: 30 ago. 2021

AZEVEDO, Maria Cristina P. Stella de. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa de (org.). Ensino de ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2004. p. 19- 33.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília: MEC, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 23 ago. 2020.

BOTELHO, Sandra de Oliveira et al. A Atividade experimental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos no ensino de Ciências, em uma escola pública na cidade de Manaus. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação e Ensino de Ciencias), Universidade do Estado do Amazonas, Manaus, 2020. Disponível em: A Atividade experimental para o desenvolvimento de habilidades cognitivas dos alunos no ensino de Ciências, em uma escola pública na cidade de Manaus.pdf (uea.edu.br). Acesso em: 22 jan 2022.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. Las practices expérimentales em el proceso de enculturación cientifica. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa; GATICA, M. Q.; ADÚRIZ-BRAVO, A. Enseñar ciencias en el Nuevo milenio: retos e propuestas. Santiago: Universidade Católica de Chile, 2006. p.ini-fin.

CARVALHO, Anna Maria Pessoa. O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativas. In: CARVALHO, Anna Maria Pessoa (org.). Ensino de ciências por investigação: condições para implementação em sala de aula. São Paulo: Cengage Learning, 2013. p. 1-19.

CHAVES, Francisco Everton dos Santos; FERREIRA, Ulysses Vieira da Silva. Ensino por Investigação: uma proposta de intervenção no Ensino de Química. In: VI CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO, 1, 2019, Rio Grande do Norte. Anais [...]. Rio Grande do Norte, 2019, v. 1, p. 1 – 5. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2019/TRABALHO_EV127_MD4_SA16_ID6064_25092019214926.pdf. Acesso em: jan. 2023.

CLEOPHAS, Maria das Graças. Ensino por investigação: concepções dos alunos de licenciatura em Ciências da Natureza acerca da importância de atividades investigativas em espaços não formais. Revista Linhas, Florianópolis, v. 17, n. 34, p. 266-298, 2016. Disponível em: https://www.revistas.udesc.br/index.php/linhas/article/view/1984723817342016266. Acesso em: 6 out. 2020

DUSCHL, Richard. Science education in three-part harmony: balancing conceptual, epistemic, and social learning goals. Review of Research in Education, Itasca, v. 32, n. 1, p. 268–291, 2008.

FERNANTES, Caroline Gomes. A metodologia de Resolução de Problemas como estratégia para desenvolver Habilidades Cognitivas de Alta Ordem nas aulas: O que pensam os professores de Química?. 2022. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciencias) – Universidade de São Paulo, São Paulo. Disponível em: https://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/81/81132/tde-08092022-170316/publico/Caroline_Gomes_Fernandes.pdf. Acesso em: jan. 2023.

FERNANDES, Maria Manuela; SILVA, Maria Helena Santos. O trabalho experimental de investigação: das expectativas dos alunos às potencialidades no desenvolvimento de competências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 4, n. 1, 2004. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rbpec/article/view/4095. Acesso em: 14 ago. 2020

FREITAS COELHO, Antonia Ediele; SILVA MALHEIRO, João Manoel. Interações discursivas nas manifestações de habilidades cognitivas em um Clube de Ciências. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 13, n. 1, p. 351-375, 2020. Disponível em: Interações discursivas nas manifestações de habilidades cognitivas em um Clube de Ciências - Dialnet (unirioja.es). Acesso em: 22 fev. 2021.

GIL PÉREZ, Daniel; TORREGROSA, J. Martínez; PÉREZ, F. Senent. El fracasoenlaresolución de problemas de física: una investigación orientada por nuevossupuestos. Enseñanza de las ciencias: revista de investigación y experiencias didácticas, Barcelona, p. 131-146, 1988. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/13282279.pdf. Aceso em: 22 jan. 2021.

HODSON, Derek. Experimentos na ciência e no ensino de ciências. Educational philosophy and theory, Randwick, v. 20, n. 2, p. 53-66, 1988. Disponível em: http://files.zeartur.webnode.com.br/200000070- a3f5ea4f00/HODSON%20Experimentos%20na%20ciencia%20e%20no%20ensino%20de%2 0ciencias%20FRAGMENTO%20Trad%20PORTO.pdf. Acesso em 7 abr. 2021.

HOLPERT, Laura Nívea Rosa Silva; ZOMPERO, Andreia de Freitas. La iniciación científica júnior y los conocimientos procedimentales en ciencias. Góndola, enseñanza y aprendizaje de las ciencias, v. 15, n. 3, p. 569-586, 2020. Disponível em: https://revistas.udistrital.edu.co/index.php/GDLA/article/view/16095. Acesso em: 12 dez. 2021.

KÜLL, Cláudia Roberta. Problematizar situações de ensino e desenvolver habilidades cognitivas: estudo sobre a importância das folhas para a planta e o ambiente. 2018. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2018. Disponível em: https://repositorio.ufscar.br/bitstream/handle/ufscar/9990/KULL_Claudia_2018.pdf?sequence =1&isAllowed=y. Acesso em: 19 nov. 2020.

KÜLL, Cláudia Roberta; ZANON, Dulcimeire Aparecida Volante. A investigação no ensino de ciências e o desenvolvimento de habilidades cognitivas. Ensenanza de Las Ciencias, Barcelona, p. 5241-5245, 2017. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2017nEXTRA/55_- _A_investigacao_no_ensino_de_Ciencias_e_o_desenvolvimento_de_habilidades_cognitivas. pdf. Acesso em: 19 nov. 2020.

MARCONDES, Tatiana; SILVA, José Alves. O ensino de ciências na educação inclusiva: o caso da sexualidade para adolescentes com deficiência intelectual. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 11, 2017, Florianópolis. Anais [...]. Florianópolis: UFSC, 2017. v. 11, p. 1-12. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/enpec/xi-enpec/anais/resumos/R0801-1.pdf. Acesso em: 15 jun. 2021.

MARTINS, Juciane Aparecida. Investigando as potencialidades de um laboratório experimental itinerante na construção do conhecimento: o problema da queda dos corpos e a interação com fluidos. 2022. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de Lavras, Lavras, Minas Gerais, 2022. Disponível em: http://repositorio.ufla.br/bitstream/1/49852/1/DISSERTA%C3%87%C3%83O_Investigando%20as%20potencialidades%20de%20um%20laborat%C3%B3rio%20experimental%20itinerante%20na%20constru%C3%A7%C3%A3o%20do%20conhecimento%20o%20problema%20da%20queda%20dos%20corpos%20e%20a%20intera%C3%A7%C3%A3o%20com%20fluidos.pdf. Acesso em jan. 2023.

MOSQUERA, Jonathan Andrés; CASTANO, Dayana Liceth Cerón; PAPAMIJA, Luis Felipe Cuellar; CADENO, Elías Francisco Amórtegui. Concepções de educação para a saúde de professores de Ciências no sul da Colômbia. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 117, p. 50-62, 2022a.

MOSQUERA, Jonathan Andrés; CASTANO, Dayana Liceth Cerón; PAPAMIJA, Luis Felipe Cuellar; CADENO, Elías Francisco Amórtegui. Saúde e drogas no Ensino de Ciências, criando um problema no sul da Colômbia. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 117, p. 177-185, 2022b.

NRC - NATIONAL RESEARCH COUNCIL. National Science Education Standards. Washington: National Academy Press, 1996. Disponível em: https://dl.acm.org/doi/abs/10.5555/248392. Acesso em: 26 maio 2021.

NRC - NATIONAL RESEARCH COUNCIL. Inquiry and the national science education standards: a guide for teaching and learning. Washington: National Academies Press, 2000. NUNES, Teresa da Silva; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Análise de hipóteses escritas na solução de problemas em sequências didáticas investigativas. Revista de Educación en Biología, Argentina, v. 20, n. 1, p. 72-86, 2017.

NUNES, Teresa da Silva; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. Análise de hipóteses escritas na solução de problemas em sequências didáticas investigativas. Revista de Educación en Biología, Argentina, v. 20, n. 1, p. 72-86, 2017. Disponível em: https://core.ac.uk/download/pdf/334408413.pdf. Acesso em: 17 dez. 2020.

PEDASTE, Marguset al. Phases of inquiry-based learning: definitions and the inquiry cycle. Educational Research Review, Amsterdam, v. 14, p. 47-61, 2015. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1747938X15000068. Acesso em: 22 mar. 2021.

PIZZATO, Michelle Camaraet al. Investigando comportamentos investigativos em espaços não formais de ensino. In: CONGRESSO INTERNACIONAL SOBRE INVESTIGATCIÓN EM DIDÁCTICA DE LAS CIÊNCIAS, 9, 2013, Girona. Anais [...]. Girona: [s. n.], 2013. p. 599-604. Disponível em: https://ddd.uab.cat/pub/edlc/edlc_a2013nExtra/edlc_a2013nExtrap599.pdf. Acesso em: 17 maio 2020.

RATZ, Sofia Valeriano Silva; MOTOKANE, Marcelo Tadeu. A construção dos dados de argumentos em uma Sequência Didática Investigativa em Ecologia. Ciência & Educação, Bauru, v. 22, p. 951-973, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/sv59kncB3d5hbsbmvnn9V6q/abstract/?lang=pt. Acesso em: 17 dez. 2020

SÁ, Luciana Passos; QUEIROZ, Salete Linhares. Casos investigativos como estratégia para o desenvolvimento de habilidades cognitivas e de capacidade de tomada de decisão de alunos de graduação em química. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 5, 2005, Bauru. Atas [...]. Bauru: ABRAPEC, 2005. p. 1-2. Disponível em: http://www.abrapecnet.org.br/enpec/v-enpec/conteudo/artigos/3/pdf/p27.pdf. Acesso em: 22 ago. 2020.

SÁNCHEZ, Margarita Amestoy. La investigación sobre eldesarrollo y laenseñanza de las habilidades de pensamento. Revista Electrónica de Investigación Educativa, México, v. 4, n. 1, p. 1-32, 2002. Disponível em: https://redie.uabc.mx/redie/article/view/55. Acesso em 25 jul 2021.

SANTOS, Manuela Atalah Pinto. O desenvolvimento de uma sequência didática, baseada no ensino por investigação, para a promoção da alimentação. 2016. Dissertação (Mestrado 129 em Biociências e Saúde) – Instituto Osvaldo Cruz, Rio de Janeiro, 2016b. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/handle/icict/15143. Acesso em: 7 nov. 2020.

SASSERON, Lúcia Helena. Alfabetização científica, ensino por investigação e argumentação: relações entre ciências da natureza e escola. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 17, p. 49-67, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/K556Lc5V7Lnh8QcckBTTMcq/abstract/?lang=pt. Acesso em: 13 nov. 2020.

SCARPA, Daniela Lopes. O papel da argumentação no ensino de ciências: lições de um workshop. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v.17, p. 15-30, 2015. Número especial. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/PKv8pPgwt9gsjJxWfCXfzzS/abstract/?lang=pt. Acesso em: 10 ago. 2020.

SCARPA, Daniela Lopes; CAMPOS, Natália Ferreira. Potencialidades do ensino de Biologia por investigação. Estudos Avançados, São Paulo, v. 32, n. 94, p. 25-41, 2018. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ea/a/RKrKKvjmY7MX7Q5DChtvN5N/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 22 nov. 2020.

SCHAFRANKSI, Márcia Derbli. A educação e as transformações da sociedade. Publicatio UEPG, Ponta Grossa, v. 13, n. 2, p. 101-112, dez. 2005.

SILVA, Marta et al. Abordagem do sistema solo planta em atividades experimentais investigativas no ensino médio. In:ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS, 9, 2013, Águas de Lindóia. Atas [...]. Águas de Lindóia: 130 Abrapec, 2013.p. 1-8. Disponível em: http://abrapecnet.org.br/atas_enpec/ixenpec/atas/resumos/R0231-1.pdf. Acesso em 16 ago. 2020.

SOLINO, Ana. Paula; SASSERON, Lúcia. Helena. Investigando a significação de problemas em sequências de ensino investigativa. Investigações em Ensino de Ciências, 23(2), 104-129, 2018. Disponível em: https://pdfs.semanticscholar.org/72f6/7d1475d7fcc7c33a57a6b40c3dff0ccefa69.pdf. Acesso em: 22 jan. 2021.

SOLINO, Ana Paula; FERRAZ, Arthur Tadeu; SASSERON, Lúcia Helena. Ensino por investigação como abordagem didática: desenvolvimento de práticas científicas escolares. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO DE FÍSICA, 21, 2015, Uberlândia. Anais [...]. Uberlândia: [s. n.], 2015.p. 1-6. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/AnaSolino/publication/276295141_ENSINO_POR_INVESTIGACAO_COMO_ABORDAGEM_ DIDATICA_DESENVOLVIMENTO_DE_PRATICAS_CIENTIFICAS_ESCOLARES/links/ 555695c708ae6fd2d8237313/ENSINO-POR-INVESTIGACAO-COMO-ABORDAGEMDIDATICA-DESENVOLVIMENTO-DE-PRATICAS-CIENTIFICAS-ESCOLARES.pdf. Acesso em: 23 nov. 2020.

SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. Atividades experimentais investigativas: habilidades cognitivas manifestadas por alunos do ensino médio. In: ENCONTRO NACIONAL DE ENSINO DE QUÍMICA, 14, 2008, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: UFPR, 2008. p. 1-12. Disponível em: http://www.quimica.ufpr.br/eduquim/eneq2008/resumos/R0342-1.pdf. Acesso em: 17 ago. 2020.

SUART, Rita de Cássia; MARCONDES, Maria Eunice Ribeiro. A manifestação de habilidades cognitivas em atividades experimentais investigativas no ensino médio de química. Ciências & Cognição, v. 14, n. 1, p. 50-74, 2009. Disponível em: A MANIFESTAÇÃO DE HABILIDADES COGNITIVAS EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS INVESTIGATIVAS NO ENSINO MÉDIO DE QUÍMICA | Ciências & Cognição (cienciasecognicao.org). Acesso em: 25 jan 2021.

VENTURI, T; MOHR, A. Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar Brasileiro. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Volume 23, 2021. Disponível em: SciELO - Brasil - Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar Brasileiro Panorama e Análise de Períodos e Abordagens da Educação em Saúde no Contexto Escolar Brasileiro. Acesso em: 25 ago. 2022.

WATSON, John Rod; SWAIN, Julian; MCROBBIE, Cam. Students' discussions in practical scientific inquiries. International Journal of Science Education, Abingdon, v. 26, n. 1, p. 25-45, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/0950069032000072764. Acesso em: 6 jun. 2021.

ZABALA, Antoni. A prática educativa: como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

ZOMPERO, Andréia de Freitas; TEDESCHI, Fernanda. Atividades investigativas e indicadores de alfabetização científica em alunos dos anos iniciais do ensino fundamental. Revista Espaço Pedagógico, Passo Fundo, v. 25, n. 2, p. 546-567, 2018. Disponível em: http://seer.upf.br/index.php/rep/article/view/8178. Acesso em: 22 mar. 2021.

ZOMPERO, Andreia Freitas et al. Educação para saúde e interface universidade escola: oficinas pedagógicas desenvolvidas por graduandos de enfermagem sobre o tema IST e contraceptivos. Saúde em Redes, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 161-175, 2019. Disponível em: http://revista.redeunida.org.br/ojs/index.php/rede-unida/article/view/2499/422. Acesso em: 22 jun. 2020.

ZOMPERO, Andreia Freitas; LABURU, Carlos Eduardo. Atividades investigativas no ensino de ciências: aspectos históricos e diferentes abordagens. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, Belo Horizonte, v. 13, n. 3, p. 67-80, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/epec/a/LQnxWqSrmzNsrRzHh3KJYbQ/?lang=pt. Acesso em: 15 abr. 2020.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Crivelaro, B. L., Zompero, A. de F., & Vilaça, T. . (2024). Habilidades cognitivas investigativas na disciplina de ciências: Um estudo sobre a educação em saúde com alunos do ensino fundamental . Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13939. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13939

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde