Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13259

Palavras-chave:

Coordenador Pedagógico, Educação Especial, Inclusão

Resumo

Este artigo tem como objetivo: analisar a formação e o desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas, em vista da organização e gestão educacional inclusiva da pessoa com deficiência. A metodologia é qualitativa, utilizando-se os métodos dedutivos-indutivos e, como instrumento de investigação, o questionário semiestruturado, e, como técnica, a observação participante. Os resultados apontam que as coordenadoras pedagógicas sentem dificuldades por falta de formação continuada para elas e os professores; não sabem como desenvolver estratégias metodológicas e didáticas que ajudem na aprendizagem dos alunos; falta apoio por parte da Secretaria Municipal de Educação, família e da escola para o acompanhamento dos alunos com deficiências que possa favorecer no desenvolvimento social, afetivo e cognitivo.

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Publicado

2024-01-02

Como Citar

do Nascimento, F.-L. S. C., Morais, J. de S., & Carvalho Filha, F. S. S. (2024). Formação e desenvolvimento profissional das coordenadoras pedagógicas no acompanhamento do aluno com deficiência em Caxias-MA. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13259. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13259

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde