Educação do corpo em movimento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13928

Palavras-chave:

Corpo, Movimento, Educação Física Escolar

Resumo

O presente artigo objetiva apresentar uma síntese do pensar a educação do corpo na perspectiva de um grupo de intelectuais que discutem tal questão, especialmente por intermédio, das ciências humanas e explorar a teia de interdependências configuradas no ensino da educação física escolar. Como problema de pesquisa, analisou-se o que pensam, quais os referenciais teóricos e argumentos apresentados em relação à “educação do corpo em movimento”. O método de análise se pautou em pesquisa bibliográfica e na abordagem de compreensão histórica do fenômeno social, conforme a teoria configuracional. Constatou-se que a pluralidade de interpretações se trata de uma reafirmação conceitual da academia, de disputas argumentativas científicas em se estabelecer o corpo/criança/jovem escolar em sua plenitude. Conclui-se em defesa do agir e intervir inter e transdisciplinarmente, ressignificando a formação inicial, continuada e, concomitantemente, a intervenção pedagógica no que diz respeito ao ensino da educação física escolar e educação do corpo em movimento.

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

de Lima, D. T., Corrêa, E. A., & Hunger, D. (2024). Educação do corpo em movimento. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13928. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13928

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde