Professores do ensino infantil de Santos - Brasil: O que sabem sobre a saúde bucal?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13735

Palavras-chave:

Saúde bucal, Conhecimento, Percepção, Docentes, Pré-escolares

Resumo

O objetivo deste trabalho foi avaliar o conhecimento em saúde bucal de professores da rede municipal de ensino infantil de Santos/SP. O estudo foi do tipo observacional, transversal, de natureza quantitativa e descritiva. Um questionário contendo questões semi-abertas e fechadas versando sobre o perfil, nível de conhecimento e percepção e também informações sobre a rotina dos educadores em relação tema transversal “saúde bucal” foi aplicado junto aos professores de Santos. Os resultados indicam que, na maioria dos casos, na escola, um adulto é responsável por colocar a pasta de dente na escova da criança (71,9%) e que esta prática é incentivada pela maior parte do corpo docente (60,8%) por acreditarem que a melhor forma de evitar a cárie é por meio do consumo racional de açúcar e de uma higiene bucal regular. Os professores atribuem prioritariamente à família a responsabilidade pela higiene bucal na infância e de forma geral, conhecem as formas adequadas de prevenção às doenças bucais na infância, embora os resultados indiquem que para o uso racional e seguro do flúor na infância são necessárias ações de educação permanente.

Referências

ALMAS, Khalid; AL-MALIK, Thamir M; AL-SHEHRI, Mohammed A.; SKAUG, Nils. The knowledge and practices of oral hygiene methods and attendance pattern among school teachers in Riyadh, Saudi Arabia. Saudi Medical Journal. v. 24, n. 10, p. 1087-1091, 2003.

AQUILANTE, Aline Guerra; ALMEIDA, Beatriz Simões de; CASTRO, Roberta Francisca Martins de; XAVIER, Claudio Roberto Gaião; PERES, Sílvia Helena de Carvalho Sales; BASTOS, José Roberto de Magalhães. A importância da educação em saúde bucal para pré-escolares. Revista de Odontologia da UNESP. Marília, v. 32, n. 1, p. 39-45, jan.-jun. 2003.

ARCIERI, Renato Moreira; ROVIDA, Tânia Adas Saliba; LIMA, Daniela Pereira; GARBIN, Artênio José Isper; GARBIN, Cléa Adas Saliba. Análise do conhecimento de professores de Educação Infantil sobre saúde bucal. Educar em Revista. Curitica, v. 47, p. 301-314, 2013.

BATISTA Antonio Augusto Gomes; CARVALHO-SILVA Hamilton Harley; ALVES Luciana. Família, escola, território vulnerável. São Paulo: CENPEC; 2013.

BRASIL. Ministério da Educação. Governo Federal. Base Nacional Curricular Comum: BNCC-Apresentação [online] Brasília: Ministério da Educação; 2017 [cited 2022 May 27]. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/documentos/BNCC-APRESENTACAO.pdf.

BIANCO, Luiz Carlos. Avaliação de conhecimento em saúde bucal de agentes comunitários de saúde (ACS) e usuários do SUS de Porto Velho [dissertação]. Taubaté: Universidade de Taubaté; 2010.

CARVALHO, Theresa Hortênsia Leandro; PINHEIRO, Narjara Maria Sampaio; SANTOS, José Matheus Alves; COSTA, Luciana Ellen Dantas; QUEIROZ, Faldryene Sousa; NÓBREGA, Carolina Bezerra Cavalcanti. Estratégias de promoção de saúde para crianças em idade pré-escolar do município de Patos-PB. Revista de Odontologia da UNESP. Marília, v. 42, n. 6, p. 426-431, 2013.

CASTILHO, Aline Rogéria Freire de; MIALHE, Fábio Luiz; BARBOSA, Taís de Souza; PUPPIN-RONTANI Regina Maria. Influência do ambiente familiar sobre a saúde bucal de crianças: uma revisão sistemática. Jornal de Pediatria. Rio de Janeiro, v. 89, n. 2, p. 116-123, 2013.

COSTA, Michael Medeiros; BARBOSA, Arthur Diego Leite; FERNANDES, Jocianelle Maria Félix de Alencar; FONSECA, Fátima Roneiva Alves; PAREDES, Suyene de Oliveira. Conhecimento e práticas em saúde bucal nas escolas de ensino fundamental de um município de pequeno porte do sertão paraibano. Arquivos em Odontologia. Belo Horizonte, v. 50, n. 4, p. 193-202, 2014.

ELLWOOD, Roger P; CURY, Jayme Aparecido. How much toothpaste should a child under the age of 6 years use? European Archives of Paediatric Dentistry. v. 10, n. 3, p. 168-174, 2009.

ELSALHY Mohamed; SÖDERLING E; HONKALA Eino; FONTANA M; FLANNAGAN Susan; KOKARAS Alexis; PASTER Bruce J; VARGHESE Anisha; HONKALA Sisko. Salivary microbiota and caries occurrence in Mutans Streptococci-positive school children. European Journal of Paediatric Dentistry. v. 17, n. 3, p. 188-192, 2016.

ESSVEIN, Gustavo; BAUMGARTEN, Alexandre; RECH, Rafaela Soares; HILGERT, Juliana Balbinot; NEVES, Matheus. Dental care for early childhood in Brazil: from the public policy to evidence. Revista de Saude Publica. v.31, n.53, p.15, 2019.

FLÓRIO, Flávia Martão; FONSECA-SILVA, Almenara de Souza. Aprender brincando sobre saúde - Saúde bucal com sustentabilidade para crianças. Campinas: Editora Pontes, 2017.

FRANCHIN, Vanessa; BASTING, Roberta Tarkany; MUSSI, Amali de Angelis; FLÓRIO, Flávia Martão. A importância do professor como agente multiplicador de saúde bucal. Revista da Abeno, [S. l.], v. 6, n. 2, p. 102-108, 2006.

GARBIN Cléa Adas Saliba; SOARES, Gabriella Barreto; MARTIN, Izabella Maria; GARBIN Artênio José Isper; ARCIERI, Renato Moreira. Saúde bucal na escola: avaliação do conhecimento dos pais e da condição de saúde bucal das crianças. Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, v. 21, n. 1, p. 81-89, 2016.

JAGHER, Aline; RIPPLINGER, Tamara; PINTO, Gabriela; SCHARDOSIM, Lisandrea. Avaliação da utilização de dentifrício fluoretado em crianças. Revista da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo. Passo Fundo, v. 21, n. 1, 18 out. 2016.

LEMOS, Letícia Vargas Freire Martins; MYAKI, Silvio Issáo; WALTER, Luiz Reynaldo de Figueiredo; ZUANON, Angela Cristina Cilense. Promoção da saúde oral na primeira infância: idade de ingresso em programas preventivos e aspectos comportamentais. Einstein. São Paulo, v. 12, n. 1, p. 6-10, 2014.

LIMA, Ynara Bosco de Oliveira; CURY, Jaime Aparecido. Ingestão de flúor por crianças pela água e dentifrício. Revista de Saúde Pública. São Paulo, v. 35, n. 6, p. 576-81, 2001.

LIMA-ARSATI, Ynara Bosco de Oliveira; GOMES, Anna Rúbia Lobo Ferreira; SANTOs, Hemilly Karol Andrade; ARSATI, Franco; OLIVEIRA, Márcio Campos; FREITAS, Valéria Souza. Exposição a fluoreto por crianças na faixa etária crítica para fluorose dentária, residentes no semiárido brasileiro. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 23, n. 4, p. 1045-1054, 2018.

MOSQUERA, Jonathan Andrés; CASTAÑO, Dayana Liceth Cerón; PAPAMIJA, Luis Felipe Cuellar; CEDEÑO, Elías Francisco Amórtegui. Concepções de educação para a saúde de professores de ciência do sul da Colômbia. Revista Contexto & Educação, [S. l.], v. 37, n. 117, p. 50–62, 2022.

MOYNIHAN, Paula J.; KELLY, Michael P. Effect on caries of restricting sugars intake: systematic review to inform WHO guidelines. Journal of Dental Research. v. 93, n. 1, p. 8-18, 2014.

MÜLLER, Luiza de Souza. Interação professor-aluno no processo educativo. Revista Integração Ensino Pesquisa Extensão. v. 8, n. 31, p. 276-280, 2002.

NALLI, Susheel; BINDIGANAVALE, Shamanna Ramaswamy, CHOWDARY, B Udai Kumar. A study of oral health promotion activities in India. International Journal of Community Medicine and Public Health. v. 3, n. 8, p. 2270-2274, 2016.

OLIVEIRA, Fernanda Piana Santos Lima. Avaliação do programa saúde na escola com foco na integração entre unidade básica de saúde e escola de ensino fundamental: um estudo de caso em Belo Horizonte. Tese (Doutorado). 2017 - Belo Horizonte: Universidade Federal de Minas Gerais, 2017.

PAULETO, Adriana Regina Colombo; PEREIRA, Maria Lucia Toralles; CYRINO, Eliana Goldfarb. Saúde bucal: uma revisão crítica sobre programações educativas para escolares. Ciência & Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 121-130, 2004.

POLK, M. Achieving the promise of transdisciplinarity: a critical exploration of the relationship between transdisciplinary research and societal problem solving. Sustainability Science. v. 9, p. 439-451, 2014.

SANTOS, Patricia Aleixo; RODRIGUES, Jonas de Almeida; GARCIA, Patricia Petromilli Nordi Sasso. Avaliação do conhecimento do ensino fundamental de escolas particulares sobre saúde bucal. Revista de Odontologia da UNESP. Marilia, v. 31, n. 2, p. 205-214, 2002.

SCHIO, Gione André. Atuação do cirurgião dentista no Programa Saúde na Escola em municípios do Paraná. Dissertação (Mestrado). 2018 - Cascavel: Universidade Estadual do Oeste do Paraná, 2018.

SILVA, Paula Maria Dias da; NUNES, Luís ngelo Saboga; CARVALHO, Amâncio António de Sousa. Literacia para a saúde em alunos do ensino secundário: relação com a participação na saúde escolar. Revista Contexto & Educação, Ijuí (RS), v. 34, n. 108, p. 177-188.

SITYÁ, Débora Santos; GIACOMINI, Giuliano Omizzolo; SANGIONI, Luis Antonio; SENDTKO, Carla da Rocha Sartori; UNFER, Beatriz. Análise de programas escolares de saúde bucal no Brasil. Revista da Faculdade de Odontologia, v. 19, n. 3, p. 293-296, 2014.

ZOHOORI, Vida; WALLS, Rebecca; TEASDALE, Lynne; LANDES, David; STEEN, Nick; MOYNIHAN, Pauka; OMID, Narges; MAGUIRE, Anne. Fractional urinary fluoride excretion of 6–7-year-old children attending schools in low-fluoride and naturally fluoridated areas in the UK. The British Journal of Nutrition, v. 109, n. 10, p. 1903-1909, 2013.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Pereira, G., Zanin, L., & Flório, F. M. . (2024). Professores do ensino infantil de Santos - Brasil: O que sabem sobre a saúde bucal?. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13735. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13735

Edição

Seção

Geral