Professores do ensino fundamental público: Literacia em saúde e fatores associados

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13673

Palavras-chave:

educação em saúde, saúde bucal, literacia em saúde

Resumo

O objetivo desde estudo foi avaliar a literacia em saúde (LS) e sua associação com aspectos pessoais, profissionais e de comportamentos em saúde bucal de professores do primeiro ciclo do ensino fundamental da rede pública de ensino de Rio das Flores (RJ). Estudo transversal, censitário, com abordagem aos 80 professores vinculados às 07 escolas do Sistema Municipal. Os dados foram coletados via ferramenta do Google formulários entre agosto e dezembro de 2021. Foi aplicado questionário para coleta de dados pessoais, profissionais e comportamentais relacionados à saúde bucal, além do instrumento de avaliação da literacia em saúde (HLS–14). Foram realizadas análises descritivas e exploratórias e construídos modelos de regressão logística para o desfecho literacia em saúde. Participaram do estudo 62 professores (taxa de resposta 77,5%), sendo 85,5% do sexo feminino, com 38,8 anos de idade média, 13,6 anos de experiência profissional e 30,6% com pós-graduação. Os professores apresentaram mediana da LS igual a 50, sendo 17,0 para a dimensão funcional, 18,0 na dimensão comunicativa e 14,0 na dimensão crítica. Apenas a variável escolaridade associou-se à maior literacia (OR=6,46; IC95%:1,92-21,7; p<0,0025). Conclui-se que os professores mostraram elevado grau de literacia em saúde e que ter cursado pós-graduação aumentou a chance de apresentar maior literacia em saúde.

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Publicado

2024-02-20

Como Citar

de Oliveira , L. M. C., Zanin, L., & Flório, F. (2024). Professores do ensino fundamental público: Literacia em saúde e fatores associados. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13673. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13673

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde