A avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14253

Palavras-chave:

avaliação da aprendizagem, ensino de ciências, ensino remoto

Resumo

O presente artigo tem por objetivo analisar como se deu a avaliação da aprendizagem nos cursos de Licenciatura em Ciências do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro-IFRJ durante o ensino remoto emergencial, imposto em decorrência da pandemia da Covid-19. Trata-se de um estudo qualitativo que iniciou com uma revisão bibliográfica, onde foi apresentado o panorama da pandemia e os desafios na área da educação, bem como situou a avaliação no contexto da pesquisa. Em seguida, foram destacadas a percepção dos professores que atuam nos cursos de Licenciatura em física e química no IFRJ sobre o assunto. A análise foi realizada a partir de autores como Freire (2014), Hoffman (2003), Luckesi (2008), Perrenoud (2000) e Dantas (2017). Os dados mostraram avanços em relação à avaliação da aprendizagem, uma vez que historicamente, o ensino de ciências tem pautado suas práticas avaliativas em concepções tradicionais de ensino.  O uso de instrumentos avaliativos diferenciados em detrimento da prova, o uso de tecnologias no processo de ensino e aprendizagem são questões trazidas na pesquisa que merecem ser discutidas para favorecer a manutenção de tais práticas no contexto presencial, híbrido ou remoto.

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

Lisbôa, C. do C. A. ., & Moreira, M. C. do A. (2024). A avaliação da aprendizagem durante o ensino remoto imposto pela pandemia da Covid-19. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14253. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14253

Edição

Seção

Educação, ambiente e saúde