O pensamento crítico e o ensino de ciências no cenário brasileiro: Contribuições e perspectivas para o estado da arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14090

Palavras-chave:

Agir crítico, Conceitos, Estratégias de ensino, Referências

Resumo

Investigamos com objetivo de identificar os conceitos, referenciais teóricos e estratégias de ensino utilizados por pesquisadores brasileiros para desenvolver o Pensamento Crítico (PC) no ensino de Ciências. Assim, realizamos uma revisão bibliográfica sistemática sendo que os trabalhos que compuseram o corpus da pesquisa foram analisados por meio da análise de conteúdo em diferentes setores: revisões existentes (10), pesquisas strictu sensu (10) e artigos científicos (25). A partir dos resultados produzidos foi possível perceber que o PC em contexto brasileiro vem sendo discutido na perspectiva de um pensamento racional e reflexivo, voltado para o agir crítico. Entre os principais referenciais teóricos utilizados destacaram-se Tenreiro-Vieira e Vieira (114 citações) e Ennis (40) e em relação as estratégias de ensino: Sequências Didáticas (7) e Experimentação (7). Importante ressaltar que um PC em Ciências pautado na perspectiva da educação crítica e emancipação social também aparece nas publicações brasileiras situando um pensamento mais latino-americano.

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Publicado

2024-03-08

Como Citar

da Cruz, L. L., & Güllich, R. I. da C. (2024). O pensamento crítico e o ensino de ciências no cenário brasileiro: Contribuições e perspectivas para o estado da arte. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14090. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14090

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Geral