Experiências epistêmico-metodológicas: Questões sobre o campo e o ensino de metodologia da pesquisa científica na formação jurídica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13669

Palavras-chave:

Teoria do Conhecimento, Direito, Metodologia, Pesquisa Jurídica

Resumo

O objetivo da presente investigação consiste em compreender quais as posturas e interpretações epistêmico-metodológicas que podem ser suscitadas diante do campo de pesquisa e fenômenos sociais. Para tanto, lançamos mão de alguns argumentos construídos a partir do ensino de metodologia científica no ensino jurídico. De natureza dialética, nos detemos a problematizar a produção de conhecimento, sobretudo em sua dimensão crítica, conferindo dada interpretação e sentido à produção do saber. Os resultados alcançados remetem à identificação da 'decidibilidade' enquanto cercamento científico da criatividade nas pesquisas jurídico-sociais. Ainda, quanto à necessidade de as pesquisas jurídicas serem organizadas a partir de pressupostos e técnicas que permitam maior fluidez das investigações. Por fim, propomos uma metáfora alternativa à matriz epistemológica e metodológica ligada à mera decidibilidade, contemplando os movimentos de territorialização e desterritorialização das pesquisas e do pesquisador.

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Publicado

2024-04-16

Como Citar

Almeida Neto, A. L., & Cardoso, F. da S. (2024). Experiências epistêmico-metodológicas: Questões sobre o campo e o ensino de metodologia da pesquisa científica na formação jurídica. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13669. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13669

Edição

Seção

Geral