A abordagem das noções matemáticas na educação infantil: analisando perspectivas de professores brasileiros

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13974

Palavras-chave:

infância, conhecimentos matemáticos, prática pedagógica, Matemática

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar como são trabalhadas as noções matemáticas com as crianças da Educação Infantil, na visão de professores brasileiros. A abordagem da pesquisa é qualitativa e de caráter exploratório, desenvolvida a partir da aplicação de um questionário on-line com setenta professores provenientes das cinco regiões brasileiras. As respostas ao questionário foram analisadas considerando-se três categorias: a) a relação do professor da Educação Infantil com a Matemática; b) as noções matemáticas abordadas pelo professor e os recursos e materiais didáticos utilizados; e c) o que pensa o professor a respeito da sua prática pedagógica. Assim, em relação aos resultados, notamos que as noções matemáticas são abordadas, na Educação Infantil, a partir de práticas que consideram os jogos, as brincadeiras, as experiências, as observações, a manipulação de objetos, etc., como propulsoras da aprendizagem. Nessa etapa, as particularidades de cada criança são levadas em consideração, assim como os seus conhecimentos prévios que, com o auxílio do lúdico, estimulam a sua criatividade e despertam o seu interesse, fazendo possível a construção de conhecimentos matemáticos.

Referências

AZEVEDO, P. D. Narrativas de Práticas Pedagógicas de Professoras que Ensinam Matemática na Educação Infantil. Revista Bolema, Rio Claro/SP, v. 28, n. 49, p. 857-874, ago. 2014.

BAUMANN, A. P. P. A atualização do projeto pedagógico nos cursos de formação de professores de matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: licenciatura em pedagogia e licenciatura em matemática. 2013. 355 f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2013.

BEZERRA, R. C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Study. 2017. 210 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente/SP, 2017.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília/DF: Senado Federal, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Lei nº 8.069, de 13 de julho de 1990. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8069.htm>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério de Educação e Cultura. Lei nº 9394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da Educação Nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil. Brasília/DF: MEC/SEF, 1998, v. 3: Conhecimento de mundo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume3.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Institui as Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Resolução CEB nº 1, de 7 de abril de 1999. Brasília/DF: Diário Oficial da União, 1999. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/resolucao_ceb_0199.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Estabelece o Plano Nacional de Educação. Brasília, 2001. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/L10172.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros nacionais de qualidade para a educação infantil. Brasília/DF: MEC, 2006. v. 2. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Educinf/eduinfparqualvol2.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil. Brasília/DF: MEC, SEB, 2010. Disponível em: <http://www.uac.ufscar.br/domumentos-1/diretrizescurriculares_2012.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Lei nº 12.796, de 4 de abril de 2013. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12796.htm#art1>. Acesso em: 30 maio 2022.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília/DF: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso em: 30 maio 2022.

CAETANO, R. S. Grupo de Estudo: uma proposta à (re)significação de alguns saberes da experiência pré-profissional, em relação à Matemática, na Formação Inicial do pedagogo. 2019. 1130 f. Tese (Doutorado em Educação para a Ciência) – Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista, Bauru/SP, 2019.

CURI, E.; PIRES, C. M. C. Pesquisas sobre a formação do professor que ensina matemática por grupos de pesquisa de instituições paulistanas. Educação Matemática Pesquisa, São Paulo/SP, v. 10, n. 1, p. 151-189, 2008.

CUSATI, I. C. O ensino de Matemática na Educação Infantil: uma proposta de trabalho com a resolução de problemas. Revista Educação e Fronteiras On-Line, Dourados/MS, v. 6, n. 17, p. 5-19, maio/ago. 2016.

FILIPIM, P. V. S.; ROSSI, E. R.; RODRIGUES, E. História da institucionalização da educação infantil: dos espaços de assistência à obrigatoriedade de ensino (1875-2013). Revista HISTEDBR On-line, Campinas/SP, v. 17, n. 2, p. 605-620, abr./jun. 2017. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8650411>. Acesso em: 30 maio 2022.

FLORES, M. L. R.. Formação de profissionais para a Educação Infantil em nível superior: a experiência do curso de Pedagogia oferecido pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul em convênio com a prefeitura de Porto Alegre. Contexto & Educação, Unijuí, v. 23, n. 79, p. 83-103, jan./jun. 2008.

GATTI, B. A.; BARRETO, E. S. S. Professores do Brasil: Impasses e desafios. Brasília/DF: UNESCO, 2009.

GATTI, B. A.; NUNES, M. M. R. (Org.). Formação de professores para o ensino fundamental: estudo de currículos das licenciaturas em Pedagogia, Língua Portuguesa, Matemática e Ciências Biológicas. São Paulo/SP: Fundação Carlos Chagas, v. 29, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo/SP: Atlas, 2002.

MINAYO, M. C. S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Revista Ciência e Sáude Coletiva, Rio de Janeiro/RJ, v. 17, n. 3, p. 621-626, 2012. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?lang=pt>. Acesso em: 30 maio 2022.

MOREIRA, J. A. S.; LARA, A. M. B. Educação Infantil no Brasil: histórias e políticas educacionais. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, Brasil, v. 10, n. 4, p. 1278-1296, out./dez. 2015. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/6706/5583>. Acesso em: 30 maio 2022.

NETO, O. Z. Os caminhos escolhidos pela educação infantil para alfabetizar matematicamente as crianças de 04 e 05 anos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara/SP, v. 11, n. 4, p. 2344-2359, 2016. Disponível em: <https://periodicos.fclar.unesp.br/iberoamericana/article/view/9197>. Acesso em: 30 maio 2022.

OLIVEIRA, et al. O lúdico no aprendizado da matemática na educação infantil. In: ANDRADE, P. M. F. (Org.). O ensino de matemática na atualidade: percepções, contextos e desafios. Ponta Grossa/PR: Aya, 2022, p. 121-130. Disponível em: <https://ayaeditora.com.br/Livro/19109/>. Acesso em: 30 maio 2022.

PASCHOAL, J. D.; MACHADO, M. C. G. A história da educação infantil no Brasil: avanços, retrocessos e desafios dessa modalidade educacional. Revista HISTEDBR On-line, Campinas/SP, v. 9, n. 33, p. 78-95, mar. 2009. Disponível em: <https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/histedbr/article/view/8639555/7124>. Acesso em: 30 maio 2022.

PÉREZ, C. L. V. Infância, Espaço e Subjetividade: algumas (a)notações sobre as lógicas operatórias e práticas espaciais das crianças das classes populares. Contexto & Educação, Unijuí, v. 22, n. 78, p. 93-106, jul./dez. 2007.

PONTE, J. P. da. Concepções dos professores de Matemática e processos de formação. Educação Matemática: Temas de Investigação. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, p. 185-239. 1992.

PRIMEIRA INF NCIA EM PAUTA. Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal. São Paulo/SP: Cross Content, 2017. Disponível em: <https://www.primeirainfanciaempauta.org.br/>. Acesso em: 30 maio 2022.

THOMPSON, A. G. A relação entre concepção de matemática e de ensino de matemática de professores na prática pedagógica. Zetetikè, Campinas, v. l5, n. 8, p. 9-44, jul./dez., 1997.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Warken, C. I., Caetano, R. S., & Bezerra, R. C. (2024). A abordagem das noções matemáticas na educação infantil: analisando perspectivas de professores brasileiros. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13974. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13974

Edição

Seção

Práticas Educativas: metodologias e saberes