Pedagogia - Licenciatura: Desafios, evasões e desistências no contexto da Pandemia da covid-19 na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS)
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14365Palavras-chave:
Formação docente, Pedagogia, Pandemia COVID-19Resumo
O presente artigo é resultado dos dados produzidos pelo projeto de pesquisa realizado na Universidade Estadual do Rio Grande do Sul cujo objetivo inicial foi discutir os desafios atuais da formação de professores para a educação básica no Brasil e o papel da UERGS nesse processo enquanto Universidade Pública Estadual. Devido ao contexto pandêmico o projeto passou a ter como objetivo compreender quais foram os desafios enfrentados pelos acadêmicos do curso de Pedagogia –Licenciatura da UERGS, no contexto da Pandemia da COVID-19. Ao longo da pesquisa foram analisados dados do Curso de Pedagogia- Licenciatura, da UERGS em São Luiz Gonzaga/RS. Para alcançar os fins aqui pretendidos, a pesquisa teve foco no levantamento de dados quantitativos, capitaneados no departamento de registros acadêmicos, superintendência de planejamento e secretaria da UERGS em São Luiz Gonzaga. Utilizou-se também no decorrer dos estudos e da investigação, as rodas de conversas e os formulários google forms. Como resultados da pesquisa emergem diversas (“novas”) problemáticas. Entre elas encontram-se: a qualidade do ensino resultante da falta de planejamento de atividades em “meios digitais”, o descontentamento dos acadêmicos que não conseguem acompanhar o ensino remoto; o acesso limitado (ou inexistente) dos acadêmicos às tecnologias necessárias, principalmente ao acesso à internet.
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