Entre o Neotecnicismo Empreendedor e a Autoridade Docente

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13688

Palavras-chave:

autoridade, governança em educação, neotecnicismo empreendedor, Rousseau, Hannah Arendt

Resumo

O neotecnicismo empreendedor, compreendido como acesso e manejo às tecnologias de informação e comunicação em seu aspecto primário da socialização, somado a uma leitura pragmática das atividades sociais, influencia os novos contextos educacionais. Nesta conjuntura, a autoridade docente entrou em declínio, uma vez que deste é retirado o papel central no processo educacional, sendo substituído, cada vez mais, por dispositivos tecnológicos. Também, a sua autoridade como detentor dos saberes sobre os objetos dos currículos educacionais declina, na medida em que todos têm acesso à informação na palma da mão por meio de smartphones, por exemplo. Ao analisar essa temática, no presente trabalho buscou-se responder à seguinte questão: Entre o passado e o futuro, quais desafios se colocam para o exercício do ofício do educador no presente? Para responder a esse questionamento realizou-se uma pesquisa bibliográfica tendo como os principais referenciais teóricos Jean Jacques Rousseau (1995) e Hannah Arendt (2007). A partir do entendimento do papel do docente, segundo as perspectivas filosóficas de Rousseau e de Arendt, atenta-se sobre os desafios enfrentados pelos educadores na sociedade contemporânea para exercer sua função social. Estas perspectivas filosóficas permitiram atribuir valor ao papel do educador nos novos contextos, reafirmando a figura do educador governante como autoridade social e pedagógica, responsáveis pela formação humana para a vida comum e para a sociedade democrática.

Referências

ALMEIDA, Vanessa Sievers de. Educação e liberdade em Hannah Arendt. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 3, p. 465-479, set./dez. 2008.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. São Paulo: Perspectiva, 2007.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Tradução Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 1989.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Regra Geral.

BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, 2016.

CAMPOS, Luis Fernando Altenfelder de Arruda; LASTÓRIA, Antônio Calmon Nabuco. Semiformação e inteligência artificial no ensino. Pro-Posições, Campinas, v. 31, n. 1, p. 1-18, fev. 2020.

CRIOLO. Menino mimado. 2017. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=f28vdAn5TBU. Acesso em: 23 fev. 2021.

GRUSCHKA, Andreas; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A invasão do smartphone na sala de aula: sobre a autoridade do professor, violência, o privado e o público no ensino. Devir Educação, Lavras, v. 4, n. 1, p. 199-221, jan./jun. 2020.

GUIMARÃES, Daniela Cavani Falcin. A afetividade na sala de aula: as atividades de ensino e suas implicações na relação sujeito-objeto. 2008. 148 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual de Campinas, Curso de Educação, Campinas, 2008.

HORKHEIMER, Max. Eclipse da razão. São Paulo: Editora Centauro, 2002.

JAEGER, Werner. Paideia: a formação do homem grego. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

KANT, Immanuel. Fundamentação da metafísica dos costumes. Lisboa: Edições 70, 2007.

LE GOFF, Jacques. Os intelectuais na Idade Média. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.

MANACORDA, Mário Alighiero. História da educação: da Antiguidade aos nossos dias. 12. ed. São Paulo: Cortez, 2006.

PEREIRA, Antônio Igo Barreto; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. Autoridade enfraquecida, violência contra professores e trabalho pedagógico. Educar em Revista, Curitiba: FapUNIFESP, v. 35, n. 76, p. 331-351, ago. 2019. (SciELO).

ROUSSEAU, Jean Jacques. Emílio, ou, da educação. São Paulo: Martins Fontes, 1995.

ROUSSEAU, Jean Jacques. O contrato social. São Paulo: Martins Fontes, 2006.

WENDT, Cristiano Eduardo; DALBOSCO, Cláudio Almir. Iluminismo pedagógico e educação natural em Jean-Jacques Rousseau. Educação, Santa Maria, v. 37, n. 2, p. 229-240, p. 229-240, maio/ago. 2012.

ZUIN, Vânia Gomes; ZUIN, Antônio Álvaro Soares. A autoridade pedagógica diante da tecnologia algorítmica de reconhecimento facial e vigilância. Educação & Sociedade, Campinas, v. 41, p. 1-15, 2020.

Downloads

Publicado

2024-01-02

Como Citar

Betlinski, C., & Kaloczi, J. da S. L. (2024). Entre o Neotecnicismo Empreendedor e a Autoridade Docente. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13688. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13688

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho