Violência escolar: Arquivando traumas e enfrentando desafios na filosofia da educação, psicanálise e educação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14091

Palavras-chave:

Filosofia da educação, psicanálise, educação, arquivo, hermenêutica

Resumo

O texto pretende compreender, na perspectiva da relação filosofia da educação, psicanálise e educação, a viabilidade da institucionalização de práticas dialógicas informadas como contraponto e prevenção à violência na educação. Para isso, trata das dificuldades de seus registros em arquivos e o imperativo de (re)construir mediações dialogadas e propositivas, com vistas a sua melhor compreensão e enfrentamento na convivência da relação educando e educador. O objetivo é investigar hermeneuticamente as contribuições de Freud, Adorno e Derrida sobre a relação entre violência, linguagem e memória. Além disso, pretende auscultar os professores e gestores de escolas públicas de cinco (5) municípios gaúchos, através da análise de uma experiência de ensino e pesquisa realizada através do curso de Ciências da Religião – UAB/UFSM. O intuito é compreender de forma edificante o lugar vago da docência de forma dialogada e esclarecida, pretendendo (re)construir mediações teóricas e estratégias de intervenção como forma de enfrentamento à violência na/da educação. Nesse sentido, levanta subsídios na reflexão dialógica da prática pedagógica de educadores das redes de ensino, no sentido de problematizar o significado da relação teoria e prática na formação de professores, em tempos de exceção normalizadora e da ausência de arquivos contendo informações específicas de cada escola.

Referências

ADORNO, Theodor. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 1995.

AQUINO, Júlio Groppa. A violência escolar e a crise da autoridade docente. Cadernos Cedes, ano XIX, nº 47, p. 7-19, dez./98. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ccedes/a/McscGNZXgMDPNzVCsf5rZ8D/?lang=pt&format=pdf> Acesso em: 20 fev, 2023.

BERNSTEIN, Richard. Violencia: pensar sin barandillas. Barcelona: Ed. Gedisa, 2015.

BIRMAN, Joel. Freud & filosofía. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2003.

BIRMAN, Joel. Arquivo e Mal de Arquivo: Uma leitura de Derrida sobre Freud. Natureza h umana, 10 (1): , jan.-jun., p. 105-128, 2008. Disponível em: <http://pepsic.bvsalud.org/pdf/nh/v10n1/v10n1a05.pdf> Acesso em: 20 fev, 2023.

BOURDIEU, Pierre; PASSERON, Jean-Claude. A reprodução: elementos para uma teoria do ensino. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves Editora, 1975.

BUENO, Samira; MARQUES, David; PACHECO, Dennis; NASCIMENTO, Talita. Análise da letalidade policial no Brasil. In.: Anuário Brasileiro da Segurança Pública 2019. Ano 13, p. 58-71, 2019. Disponível em: <http://www.forumseguranca.org.br/wp-content/uploads/2019/10/Anuario-2019-FINAL_21.10.19.pdf> Acesso em: 20 fev, 2023.

CAMPOS, Érico Bruno Viana; COELHO JR., Nelson Ernesto. Incidências da hermenêutica para a metodologia da pesquisa teórica em psicanálise. Estudos de Psicologia I. Campinas, SP, 27(2), , abr. / jun. p. 247-257, 2010. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0103-166X2010000200012 Acesso: 20/02/2023.

CANAVÊZ, Fernanda. Da resistência autoimunitária ao múltiplo da psicanálise. Revista Psicologia USP. V. 8, n. 3, p. 424-431, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0103-656420150202 Acesso em: 20 fev, 2023.

CERQUEIRA, D.; LIMA, R. S. de (et. al.). Atlas da violência 2017. Rio de Janeiro, IPEA e FSBSP, jun. 2017. Disponível em: <https://www.ipea.gov.br/portal/images/170609_atlas_da_violencia_2017.pdf> Acesso em: 20 fev, 2023.

CHARLOT, Bernard. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área do saber. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 31, jan./abr., p. 7-18, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/WM3zS7XkRpgwKWQpNZCZY8d/?format=pdf&lang=pt Acesso: 20 fev, 2023.

CHARLOT, Bernard. A questão antropológica na Educação quando o tempo da barbárie está de volta. Educar em Revista, Curitiba, Brasil, v. 35, n. 73 , jan./fev., p. 161-180, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/0104-4060.62350 Acesso: 20 fev. 2023.

CHARLOT, Bernard. Violência na escola: como os sociólogos franceses tem abordado essa questão. Interfaces. Sociologias, Porto Alegre, Ano 4, Nº 8, jun/dez, p. 432-443, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/soc/a/fDDGcftS4kF3Y6jfxZt5M5K/?format=pdf&lang=pt Acesso: 20 fev, 2023.

CHRISPINO, Álvaro; DUSI, Miriam Lucia Herrera Masotti. Uma proposta de modelagem de política pública para a redução da violência escolar e promoção da Cultura da Paz. Ensaio: Avaliação de Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro: v. 16, n. 61 , out./dez., p. 597-624, 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/ensaio/a/wgXgNmtrfL6hxnDPBywJPSt/?format=pdf&lang=pt> Acesso: 20 fev, 2023.

COSTA, Fabíola Cirimbelli Búrigo. Reflexões para um pesquisar na interface da educação e da arte: convergindo desejo, memória e arquivo pessoal. In.: 37ª REUNIÃO NACIONAL DA ANPED, 2015, Florianópolis. Disponível em: https://www.anped.org.br/biblioteca/item/reflexoes-para-um-pesquisar-na-interface-da-educacao-e-da-arte-convergindo-desejo> Acesso: 20 fev, 2023.

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FONTES, Ana Maria Moraes. Violência nas escolas: a crise da autoridade. Educ. foco, Juiz de Fora, v. 15, n. 1 , mar /ago, p. 77-85, 2010.

FÓRUM BRASILEIRO DE SEGURANÇA PÚBLICA. Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2016. Disponível em: <http://www.forumseguranca.org. br/storage/10_anuario_site_18-11-2016-retificado.pdf>. Acesso em: 20 fev, 2023.

FREUD, Sigmund. Uma dificuldade no caminho da Psicanálise [1917]. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud. Rio de Janeiro: Imago, 1980, v. XVII.

GARCIA-ROZA, Luiz Alfredo. Acaso e repetição em psicanálise: uma introdução à teoria das pulsões. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988.

GOMES, Luiz Flávio. Brasil: campeão mundial de violência contra professores. 2015. Disponível em: https://professorlfg.jusbrasil.com.br/artigos/136798228/brasil-campeao-mundial-na-violencia-contra-professores. Acesso em: 04 jul. 2022.

MORAIS, Ronaldo Queiroz. Educação e barbárie: Por uma economia política das desigualdades no espaço escolar. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 34, nº 107, j an./a br., p. 19-37, 2019 . Disponível em: file:///C:/Users/Lenovo/Downloads/7046-Texto%20do%20artigo-38515-1-10-20190328.pdf Acesso: 20 fev. 2023.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; PEREIRA, Milene Rejane; RODRIGUES, Érica Renata Clemente. Violência na escola: considerações a partir da formação docente. Perspectiva. Florianópolis, v. 31, n. 2, mai/ago. p. 573-590, 2013. Disponível em: https://doi.org/10.5007/2175-795X.2013v31n2p573 Acesso: 20 fev. 2023.

SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; PEREIRA, Suzana Paula de Oliveira. Ensino em direitos humanos: Considerações no contexto da prática. Revista Contexto & Educação. Editora Unijuí, Ano 33, nº 106, set./dez. p. 158-177, 2018

SELIGMANN-SILVA, Márcio. Sobre o anarquivamento - um encadeamento a partir de Walter Benjamin. Poiesis (Niterói), v. 24, p. 35-58, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.22409/poiesis.1524.35-58 Acesso: 20 fev. 2023.

ZUIN, Antônio Álvaro Soares. e ZUIN, Vânia Gomes. A autoridade do professor no contexto da autoridade algorítmica digital. Pro-Posições, Campinas, SP, v. 30, p. 1–24, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980-6248-2018-0038 Acesso: 20 fev. 2023.

Downloads

Publicado

2024-03-08

Como Citar

Trevisan, A. L., Silva, A. O. ., & Luft, B. S. (2024). Violência escolar: Arquivando traumas e enfrentando desafios na filosofia da educação, psicanálise e educação. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e14091. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.14091

Edição

Seção

Geral