Educação ambiental crítica: Possibilidades colaborativas no ensino de ciências da formação inicial de pedagogia
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2023.120.11752Palavras-chave:
Educação Ambiental Crítica., Ensino de Ciências., Formação inicial de Pedagogia.Resumo
Este estudo teve como objetivo analisar como ações críticas e colaborativas podem contribuir para a formação de professores conscientes e reflexivos sobre os problemas ambientais existentes, e a importância da Educação Ambiental Crítica nas discussões do ensino de ciências. Para tanto, em uma abordagem qualitativa, a investigação se deu na disciplina Ensino de Ciências, do curso de Pedagogia da Universidade Federal da Paraíba, de forma crítico-colaborativa. Como resultado, foi possível observar que o ensino de ciências, pela sua proximidade com os temas das questões ambientais, deve dar ênfase ao complexo aparato histórico e social desta temática em sala de aula, privilegiando atividades de caráter investigativo e estimulando a criticidade dos educandos sobre o tema citado.
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