INCLUSÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.86-104Palavras-chave:
Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Ensino regular, Formação docenteResumo
Este estudo tem como problemática principal compreender como os professores do município de Santa Rosa (RS), que trabalham nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e nas salas do ensino regular, entendem e efetivam a inclusão no espaço escolar. Para o método emprega-se a pesquisa bibliográfica complementada pela pesquisa de campo nas modalidades qualitativa. A realização da coleta de dados aconteceu por meio de observações em duas escolas municipais que possuem o AEE e entrevistas semiestruturadas, envolvendo professores da sala de aula do ensino regular, educadoras do AEE e monitoras que auxiliam no processo de inclusão das crianças nessas escolas. A análise desse material foi embasada pelos pressupostos de Bardin (2011) com a Análise de Conteúdo. A vivência nesses espaços de compartilhamentos permitiu compreender que a inclusão é um processo que não pode ter práticas isoladas, mas que todos necessitam estar dispostos a irem na mesma direção ou em busca de um mesmo objetivo, e que os profissionais necessitam ter clareza das ações ainda recorrentes nesse processo.
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