INCLUSÃO NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UM ESTUDO DE CASO
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.110.86-104Palabras clave:
Educação Inclusiva, Atendimento Educacional Especializado, Ensino regular, Formação docenteResumen
Este estudio tiene como principal problema entender cómo los profesores de la ciudad de Santa Rosa (RS), que trabajan en las salas de Asistencia Educativa Especializadas (AEE) y en las aulas de enseñanza primaria regular, entienden y realizan la inclusión en el espacio de la escuela. Para el método, empleamos la investigación bibliográfica complementada por la investigación de campo en modalidades cualitativas. La realización de la recolección de datos se produjo, a través de observaciones en dos Escuelas Municipales que poseen la AEE y entrevistas semi estructuradas, involucrando a profesores del aula de enseñanza primaria regular, educadores y monitores de la AEE que asisten en el proceso de inclusión de los niños en esas escuelas. El análisis de ese material se basó en los referenciales de Bardin (2011) con el Análisis de Contenido. La experiencia en esos espacios para compartir nos permitió comprender que la inclusión es un proceso que no puede tener prácticas aisladas, sino que todo el mundo necesita estar dispuesto a ir en la misma dirección o en busca del mismo objetivo, y que los profesionales necesitan tener claridad de las acciones todavía recurrentes en ese proceso.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.