A teopedagogia poética do andarilho do diálogo e da esperança chamado Paulo Freire

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16830

Palavras-chave:

Paulo Freire, Educação, Pedagogia, Cem anos, Memória

Resumo

Este artigo pretende contribuir com a memória da vida e da obra de Paulo Freire, como o Andarilho do Diálogo e da Esperança, celebrando os cem anos de seu nascimento. Pretende mostrar como a sua Teopedagogia Poética é amorosamente libertária e como seus pensamentos, suas ideias e sua obra, são atuais e essenciais para a educação e para toda a sociedade de nosso tempo. Fazer memória dos cem anos de Paulo Freire é importante, necessário e sempre insuficiente. O mestre recifense se fez aprendiz e foi aprendendo com a simplicidade com a sabedoria dos camponeses, entre outros trabalhadores a quem ele ensinou a partir de novas metodologias a necessidade de se fazer opções coerentes, de correr riscos e de amar. Paulo Freire vive em sua obra que tem peso de enciclopédia e boniteza poética de aquarela.

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Publicado

2025-08-07

Como Citar

Santiago, J. F., & Fernandes, M. L. (2025). A teopedagogia poética do andarilho do diálogo e da esperança chamado Paulo Freire. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16830. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16830

Edição

Seção

Políticas Linguísticas e de Internacionalização à luz do legado de Paulo Freire