Atividades de educação em saúde da fonoaudiologia para profissionais de educação e sua interlocução com a Atenção Primária à Saúde

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15797

Palabras clave:

Colaboração Intersetorial, Educação em Saúde, Fonoaudiologia, Sistemas de Informação em Saúde

Resumen

O Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) preconiza a realização de articulações intersetoriais, sendo as atividades de educação em saúde um dos eixos fundamentais da atuação fonoaudiológica junto aos profissionais de educação. Nesse contexto, o presente estudo teve como objetivo descrever a produção de atividades de educação em saúde desenvolvidas por fonoaudiólogos do NASF-AB para profissionais de educação nas regiões geográficas do Brasil, no período de 2016 a 2022. Trata-se de um estudo ecológico, baseado em dados do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica. Foram considerados os registros de atividades de educação em saúde, tanto gerais quanto específicos para profissionais de educação, além do número de participantes alcançados. A análise descritiva foi empregada para interpretação dos dados. Os resultados indicaram que, ao longo do período analisado, as regiões Nordeste e Sudeste concentraram a maior parte das atividades realizadas e de participantes. A proporção de ações voltadas especificamente para profissionais de educação foi mais expressiva na região Sul e restrita na região Centro-Oeste. De maneira geral, a produção dessas atividades apresentou crescimento até 2019, seguida por uma redução acentuada em 2020. O panorama evidenciado sugere que as práticas educativas destinadas aos profissionais de educação ainda são incipientes e apresentam discrepâncias regionais no Brasil. Para fortalecer a parceria entre fonoaudiólogos e profissionais de educação, bem como aprimorar as estratégias de educação em saúde, investigações futuras são essenciais.

Citas

AQUINO, R.; MEDINA, M. G.; VILASBÔAS, A. L. Q.; NUNES, C. A.; PRADO, N. M. B. L. Estratégia de Saúde da Família – evolução do modelo de organização da atenção primária à saúde no Brasil. In: PAIM, J. S.; ALMEIDA-FILHO, N. (org.). Saúde Coletiva: teoria e prática. 2. ed. Rio de Janeiro: Medbook, 2023. p. 317-340.

ARAÚJO, M. V. R.; ARCE, V. A. R.; LIMA, B. P. S.; TELLES, M. W. P. Contribuciones de la salud colectiva brasileña a la reorientación de la formación y la práctica de la fonoaudiologia. Revista Chilena de Fonoaudiología, Santiago, v. 21, n. 2, p. 1-9, 2022. DOI: https://doi.org/10.5354/0719-4692.2022.68924

ARCE, V. A. R.; TEIXEIRA, C. F. Práticas de saúde e modelo de atenção no âmbito do Núcleo de Apoio à Saúde da Família em Salvador (BA). Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 41, n. 3, p. 228-240, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042017S317

ARCE, V. A. R.; TEIXEIRA, C. F. Atividades desenvolvidas por profissionais de Núcleos de Apoio à Saúde da Família: revisão da literatura. Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1443-1464, 2018. DOI: http://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00158

BARROS, R. D.; SILVA, L. A.; SOUZA, L. E. P. F. Avaliação do impacto da implantação do novo sistema de informações da atenção primária à saúde nos registros de atendimentos e visitas domiciliares no Brasil. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 40, n. 1, e00081323, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311XPT081323

BIGONI, A.; MALIK, A. M.; TASCA, R.; CARRERA, M. B. M.; SCHIESARI, L. M. C.; GAMBARDELLA, D. D.; MASSUDA, A. Brazil’s health system functionality amidst of the COVID-19 pandemic: an analysis of resilience. The Lancet Regional Health - Americas, Rio de Janeiro, v. 10, 100222, 2022. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lana.2022.100222

BRASIL. Presidência da República. Decreto nº 6.286, de 5 de dezembro de 2007. Institui o Programa Saúde na Escola – PSE. Diário Oficial da União, Brasília, 2007.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.412, de 10 de julho de 2013. Institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Diário Oficial da União, Brasília, 2013.

BRASIL. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Núcleo de Apoio à Saúde da Família, v. 1: ferramentas para a gestão e para o trabalho cotidiano. Ministério da Saúde. Cadernos de Atenção Básica, Brasília, 2014.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 1.113, de 31 de julho de 2015. Altera o § 3º do art. 3º da Portaria nº 1.412/GM/MS, de 10 de julho de 2013, que institui o Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (SISAB). Diário Oficial da União, Brasília, 2015.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução nº 510, de 7 de abril de 2016. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa em ciências humanas e sociais. Diário Oficial da União, Brasília, 2016.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017. Aprova a Política Nacional de Atenção Básica, estabelecendo a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Diário Oficial da União, Brasília, 2017.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. Institui o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde no âmbito do Sistema Único de Saúde, por meio da alteração da Portaria de Consolidação nº 6/GM/MS, de 28 de setembro de 2017. Diário Oficial da União, Brasília, 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Nota Técnica nº 3/2020-DESF/SAPS/MS: Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) e Programa Previne Brasil, Brasília, 2020. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saps/previne-brasil/materiais-de-apoio/legislacao-especifica/programa-previne-brasil/2020/nt_nasf-ab_previne_brasil.pdf/view. Acesso em: 24 fev. 2024.

BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Departamento de Saúde da Família. Nota Técnica Explicativa – Relatório de Saúde (atividade coletiva), Brasília, 2021. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/esus/sisab_nota_tecnica_relatorio_atividade_coletiva.pdf. Acesso em: 10 nov. 2023.

CAMPOS, G. W. S.; FIGUEIREDO, M. D.; PEREIRA JÚNIOR, N.; CASTRO, C. P. A aplicação da metodologia Paideia no apoio institucional, no apoio matricial e na clínica ampliada. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 18, p. 983- 995, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1807-57622013.0324

CIELO, A. C.; RAIOL, T.; SILVA, E. N.; BARRETO, J. O. M. Implementation of the e-SUS Primary Care Strategy: an analysis based on official data. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v. 56, n. 5, p. 1-13, 2022. DOI: https://doi.org/10.11606/s1518-8787.2022056003405

FALKENBERG, M. B.; MENDES, T. P. L.; MORAES, E. P.; SOUZA, E. M. Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 3, p. 847-852, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014193.01572013

FERNANDES, L. A.; SHIMIZU, H. E.; PRADO NETO, P. F.; CAVALCANTE, F. V. S. A.; SILVA, J. R. M.; PARENTE, R. C. M. Trajectory of the 15 years of implementation of the School Health Program in Brazil. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 46, n. 3, p. 13-28, 2022. DOI: http://doi.org/10.1590/0103-11042022E301I

FIGUEIREDO, L.; LIMA, I. L. B.; SILVA, H. S. E. Representations of educational professionals for speech-language and hearing sciences practice in schools. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 186-193, 2018. DOI: http://doi.org/10.23925/2176-2724.2018v30i1p186-193

FONSÊCA, R. O.; TELLES, M. W. P.; PEIXOTO, M. V. S.; FERREIRA, M. Â. F.; DUTRA, M. R. P.; SOUZA, G. F.; PAIVA, J. C. L. Fonoaudiologia e Atenção Primária à Saúde no Brasil: oferta de profissionais, ações no NASF-AB e impactos da pandemia de covid-19. Revista Hygeia, Uberlândia, v. 20, e2032, 2024. DOI: https://doi.org/10.14393/Hygeia2069726

FONTANA, R. T. O processo de educação em saúde para além do hegemônico na prática docente. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 33, n. 106, p. 84-98, 2018. DOI: http://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.84-98

GOMES, S. M.; MIRANDA, G. M. D.; SOUSA, F. O. S.; NASCIMENTO, C. M. B.; LIMA, M. L. L. T.; SILVA, V. L.; VILELA, M. B. R. Physical/functional rehabilitation in Brazil: spatiotemporal analysis of the offer in the Public Healthcare System. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 2, p. 373-383, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232023282.09112022EN

MAFFISSONI, A. L.; SILVA, K. J.; VENDRUSCOLO, C.; TRINDADE, L. L.; METELSKI, F. K. Matrix role of the Primary Care Extended Centers: an integrative review of the literature. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 119, p. 1012-1023, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-1104201811918

MARTINS, W. S.; SILVA, J. M.; SOUSA, F. O. S. Speech, Language and Hearing Sciences in the Expanded Family Health Center and Basic Care: a case study on the characterization of the performance in teachers’ vocal health. Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 34, n. 2, e54909, 2022. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2022v34i2e54909

MATTOS, M. P.; GUTIÉRREZ, A. C.; CAMPOS, G. W. S. Construction of the historical-regulatory standard of the Expanded Family Health Center. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 27, n. 9, p. 3503-3516, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232022279.01472022EN

MATTOS, M. P.; GUTIÉRREZ, A. C. New configurations of matrix support in times of the COVID-19 pandemic. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 28, n. 12, p. 3495-3506, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-812320232812.04862023EN

MATUDA, C. G.; PINTO, N. R. S.; MARTINS, C. L.; FRAZÃO, P. Colaboração interprofissional na Estratégia Saúde da Família: implicações para a produção do cuidado e a gestão do trabalho. Ciência & Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 20, n. 8, p. 2511-2521, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015208.11652014

MELO, E. A.; MIRANDA, L.; SILVA, A. M.; LIMEIRA, R. M. N. Dez anos dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF): problematizando alguns desafios. Saúde em Debate, Rio de Janeiro, v. 42, n. 1, p. 328-340, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/0103-11042018S122

MENDES, Á.; MELO, M. A.; CARNUT, L. Análise crítica sobre a implantação do novo modelo de alocação dos recursos federais para atenção primária à saúde: operacionalismo e improvisos. Cadernos de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 38, n. 2, e00164621, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/0102-311X00164621

MIRANDA, F. B.; FERNANDES, F. E. C. V.; CARVALHO, M. C.; ALMEIDA, M. V. S.; MELO, R. A. Impacto da pandemia da COVID-19 nas ações de educação em saúde na atenção primária: uma revisão da literatura. Research, Society and Development, Vargem Grande Paulista, v. 11, n. 10, e411111032240, 2022. DOI: http://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32240

NASCIMENTO, C. M. B.; ALBUQUERQUE, P. C.; SOUSA, F. O. S.; ALBUQUERQUE, L. C.; GURGEL, I. G. D. Contribuições do processo de trabalho em Núcleos de Apoio à Saúde da Família e o cuidado integral. Trabalho, educação e saúde, Rio de Janeiro, v. 16, n. 3, p. 1135-1156, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00154

RECH, R. S.; HUGO, F. N.; SCHMIDT, J. G.; GOULART, B. N. G.; HILGERT, J. B. Speech-language therapy offer and primary health care in Brazil: an analysis based on socioeconomic development. CoDAS, São Paulo, v. 31, n. 1, e20180083, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/2317-1782/20182018083

RODRIGUES, C. B. C.; MENEZES, K. M.; CANDITO, V. Formação continuada: percepções docentes sobre as contribuições de processos formativos contínuos. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 37, n. 118, p. 1-15, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12396

SANTOS, J. R. F.; SILVA, I. M.; CONCEIÇÃO, B. S.; CARNEIRO, E. B.; GOMES, E. R. S.; PONTES, K. S.; LOSS, A. B. M.; COMARELA, C. F. A.; ALBUQUERQUE, G. S.; MILLER, L. P.; ALMEIDA, A. N. P.; MAIA, A. A. Promoção de Fonoaudiologia Educacional no enfrentamento da pandemia COVID-19 na Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Vila Velha. Revista Guará, Vitória, v. 1, n. 15, 2023. DOI: https://doi.org/10.30712/guara.v1i15.38388

SCHNEIDER, S. A.; MAGALHÃES, C. R.; ALMEIDA, A. N. Perceptions of educators and health professionals about interdisciplinarity in the School Health Program context. Interface - Comunicação, Saúde, Educação, Botucatu, v. 26, e210191, 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/Interface.210191

SILVA, R. P. N.; LARA, S.; COPETTI, J.; LANES, K. G.; SOARES, M. C. Concepções de professores sobre os processos de educação em saúde no contexto escolar. Revista Contexto & Educação, Ijuí, v. 32, n. 103, p. 146-164, 2017. DOI: http://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.146-164

TELLES, M. W. P.; CHAVES, L. J. L.; NASCIMENTO, M. C.; ABREU, M. H. D.; NORO, L. R. A. Student perspective on public health training in speech-language-hearing undergraduate programs at public universities in Northeastern Brazil. Revista CEFAC, Campinas, v. 23, n. 3, e12320, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-0216/202123312320

TELLES, M. W. P.; LOPES, L. M. V. What are the possible impacts of Previne Brasil for Speech, Language and Hearing Sciences work and education in Primary Health Care? Distúrbios da Comunicação, São Paulo, v. 35, n. 1, e59345, 2023. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2724.2023v35i1e59345

VIÉGAS, L. H. T.; MEIRA, T. C.; SANTOS, B. S.; MISE, Y. F.; ARCE, V. A. R.; FERRITE, S. Speech, Language and Hearing services in Primary Health Care in Brazil: an analysis of provision and an estimate of shortage, 2005-2015. Revista CEFAC, Campinas, v. 20, n. 3, p. 353-362, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-021620182031918

Publicado

2025-04-23

Cómo citar

da Fonsêca, R. O., Lopes, L. M. V., & Telles, M. W. P. (2025). Atividades de educação em saúde da fonoaudiologia para profissionais de educação e sua interlocução com a Atenção Primária à Saúde. Revista Contexto & Educação, 40(122), e15797. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.15797

Número

Sección

Educação, ambiente e saúde