EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE: QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
SEXUAL EDUCATION FOR DIVERSITY: GENDER ISSUES AND THE SCHOOL CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11325Resumo
Existem profundas transformações na fase da adolescência: biológicas, sociais, emocionais e de saúde. A partir do entendimento de que é no ambiente escolar que os adolescentes passam a maior parte do tempo, compreendemos ser importante tratar a temática com foco na Educação Sexual. Aqui, referimo-nos a uma educação que seja ética, humana e que proporcione conhecimentos sobre aspectos físicos, cognitivos, sociais, culturais e emocionais para jovens e adultos. No entanto, estudos demonstram que a temática é pouco trabalhada no ambiente escolar, classificada como um tabu. Assim, o presente artigo tem o objetivo de apresentar aspectos relacionados às temáticas de Educação Sexual e Gênero apresentados nos discursos de estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública localizada numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, BR. O estudo caracteriza-se como qualitativo e a análise das falas ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que, por mais que os alunos apresentem certas noções acerca do que seja educação sexual e gênero, como de reprodução e prevenção de doenças, tais informações ainda não tratam de conceitos abstraídos nos sentidos próprios dos termos. Acreditamos que é a partir da educação sexual e de sua discussão efetiva e responsável nas escolas que pode haver uma transformação social e cultural de práticas sexuais, promovendo a não alienação dos jovens e adolescentes em relação à temática.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.