EDUCAÇÃO SEXUAL PARA A DIVERSIDADE: QUESTÕES DE GÊNERO E EDUCAÇÃO
SEXUAL EDUCATION FOR DIVERSITY: GENDER ISSUES AND THE SCHOOL CONTEXT
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11325Abstract
Existem profundas transformações na fase da adolescência: biológicas, sociais, emocionais e de saúde. A partir do entendimento de que é no ambiente escolar que os adolescentes passam a maior parte do tempo, compreendemos ser importante tratar a temática com foco na Educação Sexual. Aqui, referimo-nos a uma educação que seja ética, humana e que proporcione conhecimentos sobre aspectos físicos, cognitivos, sociais, culturais e emocionais para jovens e adultos. No entanto, estudos demonstram que a temática é pouco trabalhada no ambiente escolar, classificada como um tabu. Assim, o presente artigo tem o objetivo de apresentar aspectos relacionados às temáticas de Educação Sexual e Gênero apresentados nos discursos de estudantes do Ensino Médio de uma Escola Pública localizada numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, BR. O estudo caracteriza-se como qualitativo e a análise das falas ocorreu por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados apontam que, por mais que os alunos apresentem certas noções acerca do que seja educação sexual e gênero, como de reprodução e prevenção de doenças, tais informações ainda não tratam de conceitos abstraídos nos sentidos próprios dos termos. Acreditamos que é a partir da educação sexual e de sua discussão efetiva e responsável nas escolas que pode haver uma transformação social e cultural de práticas sexuais, promovendo a não alienação dos jovens e adolescentes em relação à temática.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
By publishing in Revista Contexto & Educação, authors agree to the following terms:
All works are published under the Creative Commons Attribution 4.0 International License (CC BY 4.0), which allows:
Sharing — to copy and redistribute the material in any medium or format;
Adaptation — to remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially.
These permissions are irrevocable, provided that the following terms are respected:
Attribution — authors must be properly credited, a link to the license must be provided, and any changes made must be indicated.
No additional restrictions — no legal or technological measures may be applied that legally restrict others from doing anything the license permits.
Notices:
The license does not apply to elements that are in the public domain or covered by legal exceptions.
The license does not grant all necessary rights for specific uses (e.g., image rights, privacy, or moral rights).
The journal is not responsible for the opinions expressed in the articles, which are the sole responsibility of the authors. The Editor, with the support of the Editorial Board, reserves the right to suggest or request modifications when necessary.
Only original scientific articles presenting research results of interest that have not been previously published or simultaneously submitted to another journal with the same purpose will be accepted.
Mentions of trademarks or specific products are intended solely for identification purposes and do not imply any promotional relationship by the authors or the journal.
License Agreement (for articles published from October 2025): Authors retain the copyright to their article and grant Revista Contexto & Educação the right of first publication.