Avaliação Participativa: constatações e aprendizagens
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.81.147-169Resumo
Este texto tem por objetivo apresentar os entendimentos atribuídos por alguns autores sobre os significados e sentidos da avaliação participativa. Foi elaborado a partir dos dados decorrentes da pesquisa “Avaliação participativa on-line e offline” (Leite et al, 2007). A pesquisa produziu um banco de dados sobre avaliações participativas registradas em 50 protocolos disponibilizados para consulta por meio eletrônico. O artigo mostra a análise de 10 destes protocolos. Foram buscadas as concepções de avaliação, participação, avaliação participativa, bem como os sujeitos e os níveis, intensidade e formas de sua participação nas experiências e/ou atividades relatadas. A análise efetuada pelo grupo de pesquisa motivou algumas constatações e aprendizagens.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.
