DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA: A SELETIVIDADE DO CURRÍCULO OFICIAL PAULISTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Marlene Oliveira de Brito Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)
  • Vitor Machado Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.248-276

Resumo

O presente artigo procura demonstrar como o tema da diversidade étnico-racial e cultural vem sendo desenvolvido nas séries iniciais do ensino fundamental, nas escolas públicas paulistas. O texto apresenta uma análise crítica ao material didático disponibilizado aos professores pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo (SEESP), para que eles desenvolvam suas ações educativas. Avaliando as Expectativas de Aprendizagem contidas no Currículo Oficial, com base na análise do conteúdo categorial, identificamos que o poder público, contribui de forma planejada para a discriminação de temas étnico-raciais, por meio das políticas educacionais e do controle das práticas curriculares do cotidiano escolar. 

Biografia do Autor

Marlene Oliveira de Brito, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Graduação em Pedagogia/ Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica

Vitor Machado, Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (UNESP)

Departamento de Educação

Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica

Sociologia da Educação

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Publicado

2018-06-26

Como Citar

Brito, M. O. de, & Machado, V. (2018). DISCRIMINAÇÃO PLANEJADA: A SELETIVIDADE DO CURRÍCULO OFICIAL PAULISTA PARA OS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista Contexto &Amp; Educação, 33(105), 248–276. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.105.248-276