Potencial das práticas corporais de aventura como conteúdo da educação física escolar em uma comunidade remanescente de quilombo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16249

Palabras clave:

Educação Física, Práticas Corporais de Aventura, Conteúdo, Comunidades Remanescentes de Quilombo

Resumen

As práticas corporais de aventura fazem parte do componente curricular Educação Física e devem ser aplicadas nas aulas do Ensino Fundamental - anos finais – até o terceiro ano do Ensino médio segundo o documento Base Nacional Comum Curricular. Diante disso o principal objetivo do estudo é analisar a possibilidade de utilização das práticas corporais de aventura como conteúdo da Educação Física escolar na comunidade Quilombola. A pesquisa é de natureza aplicada, com objetivo exploratório e descritivo, possuindo abordagem qualitativa. A pesquisa foi realizada por meio de questionário com escolares de 6° ao 9° ano do Ensino Fundamental. A partir das informações obtidas no questionário, verificou-se a falta de conhecimento e utilização das práticas corporais de aventura no âmbito escolar. A pesquisa aponta ainda como resultado que as práticas corporais de aventura podem e devem ser ministradas como conteúdo escolar nas aulas de Educação Física, pois a localização da escola é em ambientação de fácil acesso aos escolares, onde possui uma área extensa de mata e igarapés que possibilitam a utilização de diversas atividades da modalidade, além disso, é perceptível o interesse dos escolares em ter conhecimento e vivência de atividades inovadoras.

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Publicado

2025-04-23

Cómo citar

Gama, A. C. S., de Oliveira, R. L., & Zaffalon Júnior, J. R. (2025). Potencial das práticas corporais de aventura como conteúdo da educação física escolar em uma comunidade remanescente de quilombo. Revista Contexto & Educação, 40(122), e16249. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16249

Número

Sección

Interculturalidade e Educação