O percurso discursivo da BNC-Formação pelas Instâncias governamentais: A profissionalidade docente em disputa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13730

Palabras clave:

Política pública, Formación de profesores, Análisis del discurso, Curriculum

Resumen

La aprobación de resoluciones separadas para Educación Inicial y Continua fueron el resultado de un proceso discursivo que se dio entre instancias de gobierno y otros actores, sin embargo, las transformaciones ocurridas en los resúmenes de documentos oficiales dan pistas sobre las características de una propuesta de profesionalización docente, discursivamente analizado con aportes teórico-metodológicos de los estudios de Maingueneau, Ball, Laval, Contreras, Tardif y Lessard. La presencia, mantenimiento, supresión (definitiva o temporal) o ausencia de los temas de los títulos de los resúmenes nos dan algunos indicios identificados como: adhesión a los discursos de organismos transnacionales como la OCDE y la Unesco, incorporados por organismos nacionales ( MEC y CNE). También se identificaron: la presencia de la pedagogía de las competencias, que acercan la dinámica escolar a la noción de gestión y al lema de aprendizaje a largo plazo. También es posible identificar fuertes indicios de desregulación y la ausencia total de cualquier mención de las políticas de valoración de docentes o de carrera.

Citas

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS (ABNT). NBR 6027 – Informação e documentação – Sumário; Rio de Janeiro, 2003.

BALL, Stephen J. Diretrizes políticas globais e relações políticas locais em educação. Currículo sem fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, 2001.

BALL, Stephen. Educação global SA: novas redes políticas e o imaginário neoliberal. Ponta Grossa: Editora UEPG, 2020 23ªed.

BARRETO, Raquel G. Discursos, tecnologia e educação. Rio de Janeiro: EdUERJ, 2009.

BRASIL. Resolução nº2 de 20 de dezembro de 2019(CNE/CP). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 10 fev. 2020 (Seção 1, p.87). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/dezembro-2019-pdf/135951-rcp002-19/file

BRASIL. Resolução nº1 de 27 de outubro de 2020(CNE/CP). Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 29 out. 2020 (Seção 1, p.103). Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-27-de-outubro-de-2020-285609724

CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO (CNE). Diretrizes Curriculares Nacionais e Base Nacional Comum para a Formação Inicial e Continuada de Professores da Educação Básica. (Atualizada em 18/09/19). Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option =com _docman&view=download&a lias=124721-texto-referencia-formacao-de-professores&category_slug=setembro2019&Itemid=30192. Consultado em 28/03/2022.

CONTRERAS, José. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2012.

DI GIOVANNI, Geraldo. As estruturas elementares das políticas públicas. Caderno de pesquisa, v. 82, p. 1-32, 2009.

FERRAZ, Roselane. D. A BNCC e os desafios aos profissionais da docência: debates necessários. Revista Brasileira de Educação de Jovens e Adultos. Vol. 7, p. 95 – 111, 2019. <https://www.revistas.uneb.br/index.php/educajovenseadultos/article/view/9830>. Consultado em 25/08/2022.

FREITAS, Luiz Carlos. D. Os reformadores empresariais da educação: da desmoralização do magistério à destruição do sistema público de educação. Educação & Sociedade, 33, 379-404;2012. DOI:https://doi.org/10.1590/S0101-73302012000200004

FREITAS, Luiz Carlos. D. Os empresários e a política educacional: como o proclamado direito à educação de qualidade é negado na prática pelos reformadores empresariais. Germinal: Marxismo e educação em debate, 6(1), 48-59; 2014. DOI: https://doi.org/10.9771/gmed.v6i1.12594.

GILL, Rosalind. (2015). Análise do Discurso. In BAUER, Martin W.; GASKELL, George (Orgs). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. p. 244-270; Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2017.

HYPÓLITO, Álvaro Moreira. BNCC, agenda global e formação docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 13, n. 25, p. 187-201, 2019. Disponível em: https://www.researchgate .net /profile /AlvaroHypolito2/publication/335402074_BNCC_Agenda_Global e_FormacaoDocente /links/5d63f574458515d610260f5c/BNCC-Agenda-Global-e-Formacao-Docente.pdf

LAVAL, Christian. A escola não é uma empresa: o neoliberalismo em ataque ao ensino público. Boitempo Editorial, 2019.

MAINGUENEAU, Dominique. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

MANFRÉ, Ademir Henrique. Base Nacional Comum Curricular e (semi) formação: quais os dilemas da escola atual?. Revista Contexto & Educação, v. 35, n. 111, p. 9-28, 2020. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.111.9-28

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica, 2018. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br /index.php?option = com _docman& view= download&alias=105091-bnc-formacao-deprofessores v0&category_slug=dezembro2018pdf&Itemid=30192

LOPES, Alice Casimiro; MACEDO, Elizabeth. Contribuições de Stephen Ball para o estudo de políticas de currículo. In: MAINARDES, Jefferson; BALL, Stephen J. Políticas educacionais: questões e dilemas. São Paulo: Cortez, v. 1, p. 249-283, 2011.

RODRIGUES, Larissa Zancan; PEREIRA, Beatriz; MOHR, Adriana. O documento “Proposta para Base Nacional Comum da Formação de Professores da Educação Básica” (BNCFP): dez razões para temer e contestar a BNCFP. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, p. 1-39, 2020. DOI:https://doi.org/10.28976/1984-2686rbpec2020u139

SIQUEIRA, Rafael Moreira; DE MORADILLO, Edilson Fortuna. As Ciências da Natureza na BNCC Para o Ensino Médio: Reflexões a partir da categoria Trabalho como princípio organizador do Currículo. Revista Contexto & Educação, v. 37, n. 116, 2022. DOI: https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.10451

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Editora Vozes Limitada, 2014.

TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude. O trabalho docente: elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Editora Vozes, 2012, 7ªed.

Publicado

2024-02-20

Cómo citar

Jesus, J. T., & Maria Testa Braz da Silva, A. (2024). O percurso discursivo da BNC-Formação pelas Instâncias governamentais: A profissionalidade docente em disputa. Revista Contexto &Amp; Educação, 39(121), e13730. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2024.121.13730

Número

Sección

Geral