Escolhas ou escolhidos? Estudantes de camadas populares em uma escola técnica federal

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13146

Palabras clave:

Escolha. Escola. Camadas populares.

Resumen

O presente artigo discute o processo de escolha por uma escola de Ensino Médio Técnico Federal por parte das camadas populares. Partindo de estudos sobre a escolha do estabelecimento de ensino e acesso ao Ensino Superior em meios populares, foram realizadas entrevistas em profundidade com dez estudantes, pertencentes às camadas populares, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP). Os resultados apontam que todos os estudantes entrevistados podem ser considerados “bons alunos” e que houve participação notadamente dos professores no processo de escolha pela escola, ao fornecer informações e incentivar o ingresso desses estudantes no IFSP. Revela-se que a escolha pela instituição federal por parte das camadas populares ocorreu por meio de um processo socialmente construído, sobretudo no âmbito escolar, no decorrer da escolarização dos estudantes.

Biografía del autor/a

Iris Maria Bosco Tetzlaff, Universidade de São Paulo

Doutoranda e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (USP). Possui graduação em Pedagogia Licenciatura Plena pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Especialização em Gestão Escolar, Faculdade de Educação São Luís; Especialização em Práticas de Letramento e Alfabetização, Universidade Federal de São João Del-Rei; Aperfeiçoamento em Práticas Educacionais Inclusivas na Área da Deficiência Intelectual, Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” - UNESP/Bauru.

Publicado

2022-09-23

Cómo citar

Piotto, D. C., & Tetzlaff, I. M. B. (2022). Escolhas ou escolhidos? Estudantes de camadas populares em uma escola técnica federal. Revista Contexto &Amp; Educação, 37(119), e13146. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.119.13146

Número

Sección

Dossiê: Ed. Prof. e Tecnol: concepções, experiências e dinâmicas investigativas