O ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES

TEACHING HISTORY AND HERITAGE EDUCATION IN BASIC EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10786

Palavras-chave:

ensino de história, fotografia, educação patrimonial, aprendizagem

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar uma pesquisa participante que contou com uma intervenção e aplicação de uma metodologia chamada “Imaginando”, cujo princípio foi a utilização da linguagem fotográfica na representação do conceito de patrimônio. Para isso, inicialmente são apresentados estudos da área que investigaram a ampliação do conceito de fontes na produção historiográfica brasileira e a relação entre o ensino de história e a educação patrimonial no âmbito dos anos iniciais apresentando problemas e possíveis possibilidades de intervenções pedagógicas.  O estudo contou com a participação de 22 alunos de uma turma de 5º ano do ensino fundamental de uma escola pública localizada no município de Serra, Espírito Santo. As atividades se desenvolveram ao longo de um mês, distribuídas em uma aula por semana. Após a análise dos instrumentos produzidos e utilizados é possível afirmar que as fotografias possuem funções comunicativas, e que, no contexto investigado constatou-se a possibilidade do uso da imagem fotográfica como fonte histórica escolar, a qual contribuiu de forma significativa para a organização do conceito e a compreensão do conteúdo.

Biografia do Autor

Clara Zandomenico Malverdes, Universidade Federal do Espírito Santo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Ensino na Educação Básica(UFES/CEUNES). Pós-Graduação Latu Senso em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Pós-Graduação Latu Senso em Psicopedagogia pela Faculdade de Educação da Serra (2008). Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Espírito Santo (2007) . Atualmente atua como professora do Ensino Fundamental I no município da Serra (ES). Possui experiência em Educação Infantil e Ensino Superior na formação de professores. Gestora de desenvolvimento de projetos culturais.

Maria Alayde Alcantara Salim, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (1991), especialização em História Social pela Universidade do Espírito Santo (1996), Mestrado em Educação (2002) e Doutorado em Educação (2009) pelo Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. Atualmente é professora nível associado I na Universidade Federal do Espírito Santo - Centro Universitário Norte do Espírito Santo. Professora do Mestrado Acadêmico em Ensino na Educação Básica UFES/CEUNES. Realiza pesquisa nas áreas de Ensino de História na Educação Básica, História da Educação no Espírito Santo e História Cultural.

Downloads

Publicado

2021-11-22

Como Citar

Malverdes, C. Z., & Salim, M. A. A. (2021). O ENSINO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PATRIMONIAL NA EDUCAÇÃO BÁSICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES: TEACHING HISTORY AND HERITAGE EDUCATION IN BASIC EDUCATION: CHALLENGES AND POSSIBILITIES. Revista Contexto & Educação, 36(115), 341–359. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.115.10786