As transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA FIC)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16066

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Educação Profissional e Tecnológica, Políticas Públicas

Resumo

Em 2009, a EJA-EPT, realizada no Ensino Fundamental integrada com a Formação Inicial e Continuada (FIC), passa a ser incentivada e promovida. Resistente ao movimento contraditório de incentivo e silenciamento que perpassa a constituição histórica da EJA-EPT, observou-se, destacadamente, a oferta dessa política educacional na cooperação técnica firmada entre o Instituto Federal Farroupilha campus Júlio de Castilhos e a Rede Municipal de Ensino do município de Tupanciretã. Diante disso, emerge como objetivo identificar as transformações vivenciadas pelos estudantes que acessaram a política de EJA-EPT (PROEJA FIC) no município de Tupanciretã. Configura-se como uma pesquisa exploratória e descritiva, cujos instrumentos de produção de dados perpassam a aplicação de questionário aos estudantes, entrevistas com gestores, diário de campo e grupo de interlocução. Para a análise utilizou-se a análise de conteúdo. Conclui-se que as transformações vivenciadas pelos estudantes são inúmeras, e, na realidade pesquisada, incluem as transformações do entorno. Experiências e desafios são constantes nesta caminhada e são a partir delas e do trabalho pedagógico desenvolvido, que a política e o acesso, a permanência e o êxito dos estudantes se fortalecem.

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Publicado

2025-04-23

Como Citar

Cargnin, R., Maraschin, M. S., & Mesch, G. (2025). As transformações vivenciadas pelos sujeitos da EJA-EPT (PROEJA FIC). Revista Contexto & Educação, 40(122), e16066. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16066

Edição

Seção

Educação, Currículo e Trabalho