CURRÍCULO INTEGRADO NA MODALIDADE EJA: A PEDAGOGIA DE PROJETOS NO PROEJA
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2020.112.155-169Palavras-chave:
Currículo Integrado. PROEJA. Educação Profissional. Educação de Jovens e Adultos.Resumo
Este trabalho apresenta o recorte do material empírico coletado numa investigação, realizada de 2014 a 2018, cujos sujeitos são professores das áreas de Ciência e Matemática e de Informática do curso técnico médio integrado de Manutenção e Suporte em Informática, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos. O texto analisa as percepções dos próprios professores a respeito do trabalho docente realizado no curso, destacando, dentre outros aspectos, a materialização do currículo integrado por meio dos denominados Projetos Integradores. Pela abordagem qualitativa, na forma de estudo de caso, foram realizadas entrevistas, inspiradas no método compreensivo, como meio de alcançar a percepção que os sujeitos têm sobre tal concepção. O referencial teórico se apoia em autores da Pedagogia Histórico-Crítica e dos Saberes Docentes cujas ideias se complementam. Dentre os resultados obtidos, destacamos neste texto como os sujeitos percebem a materialização do currículo integrado. Pela análise de conteúdo das entrevistas, identificam-se avanços e possibilidades na fundamentação dos Projetos Integradores, levando em conta o contexto complexo e real.
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