Formação Inicial de Professores: uma experiência com educadores em meios populares

Autores

  • Gilberto Ferreira da Silva Centro Universitário La Salle
  • Maria Rosa Fontebasso Uergs

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.69-86

Resumo

O objetivo deste estudo centra-se no resgate de alguns aspectos do processo de instituição e vivência do curso de licenciatura para a formação de educadores em meios populares pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (UERGS) em convênio com a Secretaria Municipal de Educação (Smed/POA) do município de Porto Alegre. Apresenta-se inicialmente a origem do curso e discute-se a sua estrutura
curricular. A apresentação do perfil dos alunos e a relação construída entre educadores e educandos são outros elementos que entram em cena na reflexão. Os impasses, limites e alternativas construídas são relatadas e refletidas à luz da contradição clássica entre teoria e prática. A analogia com um quebra-cabeça possibilita jogar com as peças, buscando na aparente desordem (caos) a ordem para a
compreensão reflexiva do processo vivenciado. Finalmente, apontam-se alguns possíveis aprendizados com o objetivo de “encaixar” as peças do quebra-cabeça, explicitando não o todo do processo, mas parte dele.

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Publicado

2013-05-21

Como Citar

Silva, G. F. da, & Fontebasso, M. R. (2013). Formação Inicial de Professores: uma experiência com educadores em meios populares. Revista Contexto &Amp; Educação, 21(75), 69–86. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2006.75.69-86