Reconstrução da Experiência e Educação: a relação entre Filosofia e Pedagogia no pensamento de John Dewey

  • Altair Alberto Fávero UPF
  • Carina Tonieto

Resumo

O presente artigo tem como objetivo geral apresentar ao leitor a relação entre Filosofia e Pedagogia no pensamento de John Dewey. Partindo da premissa de que toda e qualquer “teoria da educação” ou “teoria pedagógica” é justificada por uma “teoria epistemológica” ou “teoria do conhecimento”, nossa proposta é ressaltar que qualquer proposta educativa parte de uma concepção de conhecimento e de como se dá a sua produção para pensar os processos de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, buscaremos mostrar quais são as implicações da proposta deweyana de compreensão de conhecimento como “reconstrução da experiência” para a educação e,  consequentemente, para a Pedagogia.

Biografia do Autor

Altair Alberto Fávero, UPF
Doutor em Educação pela UFRGS, mestre em Filosofia do Conhecimento pela PUCRS, professor e pesquisador do curso de Filosofia e do Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo.
Carina Tonieto
Bolsista Capes, mestranda em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo – RS, professora de Filosofia na rede pública e privada de ensino.
Publicado
2013-05-14
Como Citar
Fávero, A., & Tonieto, C. (2013). Reconstrução da Experiência e Educação: a relação entre Filosofia e Pedagogia no pensamento de John Dewey. Revista Contexto & Educação, 24(82), 111-134. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2009.82.111-134