O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.52-73

Palavras-chave:

Palavras-chave: Formação docente continuada. Oficinas pedagógicas. Promoção da saúde. Estratégias de ensino.

Resumo

Como parte integrante de uma pesquisa-ação que investiga a contribuição de oficinas pedagógicas sobre a promoção da saúde na formação docente continuada, este trabalho tem como objetivo analisar o desenvolvimento de estratégias de ensino e aprendizagem contextualizadas com o tema promoção da saúde, a partir da percepção dos professores. Participaram quatorze professoras de diversas áreas dos últimos anos do ensino fundamental de uma escola pública no interior do RS. Para registro de dados, foram utilizados o diário de campo e um questionário online com questões abertas. Como estratégias de ensino e aprendizagem, as docentes desenvolveram três projetos de aprendizagem individuais e um coletivo. Observaram que a contextualização do tema favoreceu o processo de ensino e aprendizagem e a mudança de hábitos em relação à saúde. A principal dificuldade encontrada durante a realização dos projetos foi o tempo restrito, em relação às outras demandas escolares. Consideram que o trabalho interdisciplinar por projetos enriquece a compreensão das relações entre os conteúdos, as interações e relações interpessoais, apesar de apresentar alguns entraves. Por fim, avaliaram as intervenções de pesquisa como positivas em relação às contribuições ao trabalho docente, à cooperação dos pesquisadores e às contribuições aos alunos e à escola.

Biografia do Autor

Daniela Sastre Rossi Visintainer, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutorado em Educação em Ciências/UFSM (2018)

Mestrado em Educação em Ciências/UFSM (2014)

Especialização em Pesquisa e Ensino do Movimento Humano/UFSM (2002)

Graduação em Educação Física Licenciatura Plena - UFSM (1999)

Participante de grupos de pesquisa CNPq

 

Félix Alexandre Antunes Soares, UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica - Tecnologia dos Alimentos pela Universidade Federal de Santa Maria (2001), mestrado (2003) e doutorado (2005) em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Realizou pós doutorado na Universidade Federal de Santa Maria (2005) em bioquímica toxicológica e na Universidade de Leon na Espanha na área de biologia molecular (2009). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Maria. Faz parte da SBBq como membro ordinário, membro da International Neurotoxicology Association e é Membro Afiliado da Academia Brasileira de Ciências (2016-2020). Tem experiência na área de ciências biológicas (bioquímica) atuando principalmente nos seguintes temas: neuroproteção e antioxidantes. Atua também na área de educação em ciências em temas relativos a melhoria do ensino de ciências no ensino básico.

Downloads

Publicado

2019-08-30

Como Citar

Visintainer, D. S. R., & Soares, F. A. A. (2019). O DESENVOLVIMENTO DE ESTRATÉGIAS DE ENSINO PARA A PROMOÇÃO DA SAÚDE NA FORMAÇÃO DOCENTE CONTINUADA. Revista Contexto & Educação, 34(109), 52–73. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2019.109.52-73