O ENSINO DE ATUALIDADES E OS DESAFIOS DE COMPREENDER O TEMPO PRESENTE: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR

Autores

  • Márcia Juliana Santos Colégio Móbile
  • Alberto Luiz Schneider Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.139-157

Resumo

Interessa a este artigo refletir sobre o ensino de atualidades e do tempo presente numa perspectiva interdisciplinar e transdisciplinar, tendo como referência a análise de algumas práticas docentes de professores da rede privada de São Paulo. Pensar as implicações do ensino do presente, necessariamente, remete às preocupações de educadores que buscam enfrentar a polarização ideológica e a conjuntura de pós-verdade, que marcam os desafios da contemporaneidade. O artigo estabelece críticas às noções de neutralidade, imparcialidade e verdade absoluta. Por fim, convida o professor para adotar um projeto educacional voltado para uma atitude contemporânea frente à provisoriedade das análises acerca do tempo presente.

Palavras-chaves: Ensino de atualidades; Tempo presente; transdisciplinaridade; pluralidade. 

 

Abstract

It is interesting to reflect on the teaching of current and present time in an interdisciplinary and transdisciplinary perspective, having as reference the analysis of some teaching practices of teachers of the private school of São Paulo. Thinking about the implications of teaching the present necessarily refers to the concerns of educators who seek to confront ideological polarization and the post-truth situation that mark the challenges of contemporary times. The article criticizes the notions of neutrality, impartiality and absolute truth. Finally, he invites the teacher to adopt an educational project aimed at a contemporary attitude towards the provisional analysis of the present time.

Keywords: Teaching of "news"; Present time; transdisciplinarity; plurality.

Biografia do Autor

Márcia Juliana Santos, Colégio Móbile

Márcia Juliana Santos é professora de História no Ensino Médio no Colégio Móbile (de São Paulo), e de Atualidade na Escola Villare, em São Caetano do Sul. Doutora em História PUC/SP, com Pós doutorado no Departamento de História da USP.  Publicou o livro It's All True: o Brasil de Orson Welles, 1942-1993 (Alameda, 2015), além de vários artigos em revistas acadêmicas, nas áreas de história e cinema e atualidades.

Alberto Luiz Schneider, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Alberto Luiz Schneider é Professor de História do Brasil no Departamento de História da PUC-SP e do Mestrado Profissional em Práticas Docentes no Ensino Fundamental da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES). Doutor em História pela UNICAMP (2005), com Pós-Doutorado no King’s College London (2008) e no Departamento de História da USP (2011). Foi professor convidado na Tokyo University of Foreign Studies (2004-2007). Publicou o livro Sílvio Romero, hermeneuta (Annablume, 2005), além de vários artigos no Brasil no exterior.

Downloads

Publicado

2018-09-19

Como Citar

Santos, M. J., & Schneider, A. L. (2018). O ENSINO DE ATUALIDADES E OS DESAFIOS DE COMPREENDER O TEMPO PRESENTE: UMA PERSPECTIVA TRANSDISCIPLINAR. Revista Contexto & Educação, 33(106), 139–157. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.106.139-157

Edição

Seção

Dossiê: Pensamento Complexo e Transdisciplinar: desafios educacionais