A VOZ CALA, O CORPO GRITA: AS DIFICULDADES DE ALUNOS LGBT's NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

THE VOICE CALLS, THE BODY SCREAMS: THE DIFFICULTIES OF LGBT STUDENTS IN THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.420-433

Resumo

Resumo: O artigo aborda a relação entre as questões de gênero, aceitação do corpo, relações interpessoais e as aulas de educação física no contexto escolar, com o intuito de verificar a realidade desses alunos quanto as aulas de educação física e suas implicações, enquanto inclusão (ou exclusão) que poderá resultar em um bom ou mal relacionamento com os colegas. Os dados foram obtidos a partir da aplicação de um questionário com questões abertas e fechadas para alunos de escolas estaduais de diversos municípios do Rio Grande do Sul. Através das respostas dos alunos, foi possível verificar que o ambiente escolar e neste caso, as aulas de educação física reproduzem e reforçam práticas segregadoras, dificuldades de relacionamento entre os alunos LGBT’s e não LGBT’s e a dificuldade de aceitação do próprio corpo. É necessário um olhar mais aprofundado a cerca das questões abordadas neste estudo dentro do ambiente escolar e em especial nas aulas de educação física, com o intuito de compreender as questões de gênero e evitar a exclusão dos alunos LGBT’s.

 

Palavras-chave: Alunos LGBT’s. homofobia. Educação Física, escolas, exclusão

Biografia do Autor

Aline Rosana Giardin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda em educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Su l(UFRGS) -atual . Graduada em educação física (UFSM-2006). Mestre em Educação pela Universidade federal de Santa Maria (UFSM-2011). Especialista em saúde mental coletiva pelo Hospital de Clinicas de Porto Alegre (2013). Pesquisadora e professora de práticas corporais no PROTIG (Programa de transtorno de identidade de gênero) - SUS. Trabalhou em Londres, na Inglaterra, como professora de atividade física no tratamento de dependentes químicos COM A British Military. Trabalha práticas corporais e atividades rítmicas na concepção e aceitação de corpo em diferentes grupos (LGBT, dependentes químicos, deficientes). Professora e Orientadora na ênfase de saúde mental Na RIMS - Residencia Integrada Multiprofissional em Saúde do Hospital de clínicas de Porto Alegre. É também revisora de trabalhos e artigos da IAFOR (International Academic Fórum) e WASET (World Academy of Science, Engineering and Technology).

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Giardin, A. R., Anzanello, J., & Chitolina Schettinger, M. R. (2021). A VOZ CALA, O CORPO GRITA: AS DIFICULDADES DE ALUNOS LGBT’s NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: THE VOICE CALLS, THE BODY SCREAMS: THE DIFFICULTIES OF LGBT STUDENTS IN THE LESSONS OF PHYSICAL EDUCATION. Revista Contexto & Educação, 36(114), 420–433. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.420-433