O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS

Autores

  • Marcelo D'Aquino Rosa Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/PECIM - Unicamp

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.55-86

Resumo

As pesquisas que abordam a temática do uso do livro didático são recentes nas áreas da Educação e Ensino. Neste artigo foi investigada a temática do uso do livro didático pelos professores de Ciências da Educação Básica a partir de uma revisão bibliográfica em trabalhos acadêmicos no Brasil no banco de dados da CAPES e outras fontes. As pesquisas anteriores neste assunto apresentam informações sobre o uso do livro didático na visão de professores de Ciências, em estudos ocorridos em diferentes cidades e regiões do país. O objetivo desta investigação é identificar quais são esses estudos sobre o uso do livro didático de Ciências e de que forma os mesmos foram conduzidos. Com estas informações, foi verificado que as pesquisas relativas a este tema aparecem em maior número a partir da década de 2000 e ainda são bastante regionalizadas, analisando um contexto local específico e uma matéria escolar.

Biografia do Autor

Marcelo D'Aquino Rosa, Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática/PECIM - Unicamp

Bacharel e Licenciado em Ciências Biológicas (UFSC). Mestre em Educação Científica e Tecnológica pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT - UFSC). Doutorando no Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática (PECIM - Unicamp).

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Publicado

2017-12-01

Como Citar

D’Aquino Rosa, M. (2017). O USO DO LIVRO DIDÁTICO DE CIÊNCIAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA REVISÃO DOS TRABALHOS PUBLICADOS. Revista Contexto & Educação, 32(103), 55–86. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2017.103.55-86