EXPERIÊNCIAS EM MOÇAMBIQUE E NO BRASIL: CORRELAÇÕES NA GESTÃO DO ENSINO MEDIADO PELAS TECNOLOGIAS DIGITAIS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2018.104.60-94Resumo
Este artigo aborda o estudo realizado a partir do Programa Pró-Mobilidade Internacional nas universidades públicas Eduardo Mondlaine, Pedagógica e Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano na cidade de Maputo, capital de Moçambique, e o correlaciona com a pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Sendo assim, objetivamos problematizar e refletir sobre os seguintes discursos coletivos: Situação e vivências no Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação em Moçambique e Experiências, desejos e expectativas para o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação no Brasil com foco na gestão do ensino. A investigação possui uma abordagem qualitativa e a metodologia de análise adotada foi o Discurso do Sujeito Coletivo, por permitir a compreensão coletivizada das conversas com os gestores. As experiências vividas e as entrevistas realizadas testemunham aspectos relevantes, contraditórios e comuns nos espaços brasileiros e moçambicanos. Ressaltamos que em ambos os países existe a necessidade de esclarecimento sobre o Ensino Mediado Tecnologias Digitais a Informação e Comunicação, suas particularidades no processo de ensinar e aprender e os possíveis rearranjos administrativos para atender as necessidades de todos os estudantes e docentes.
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