TRABALHO E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE LÍQUIDA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Autores

  • João Paulo Baliscei Universidade Estadual de Maringá
  • Geiva Carolina Calsa Universidade Estadual de Maringá
  • Vinícius Vinícius Stein Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.203-221

Resumo

Na contemporaneidade as relações e exigências de trabalho são distintas daquelas de outrora. Os aparatos tecnológicos e suas constantes inovações e aperfeiçoamentos demandam que os trabalhadores e trabalhadoras sejam flexíveis e que aprendam com facilidade. O presente artigo apresenta algumas considerações a respeito do trabalho e da educação no século XXI. Tem como objetivo investigar as características do trabalho relacionando-as com o espaço e atividades escolares. Para isso, realizou-se uma pesquisa bibliográfica, fundamentada nos Estudos Culturais. Diante disso, considerou-se que, ao passo em que o mercado de trabalho tem acompanhado o ritmo das inovações, a escola e as práticas pedagógicas, por sua vez, apresentam poucas modificações em sua organização e currículo.

Biografia do Autor

João Paulo Baliscei, Universidade Estadual de Maringá

Possui graduação em Artes Visuais pelo Centro Universitário de Maringá (2009); especialização em Arte-Educação (2010) e Educação Especial (2011) pelo Instituto de Estudos Avançados e Pós-Graduação; e Mestrado em Educação (2014) pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professor no curso de Artes Visuais na Universidade Estadual de Maringá e doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da referida instituição. É membro do GEPAC - Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicopedagogia, Aprendizagem e Cultura - e desenvolve pesquisas sobre Pedagogias Culturais, Cultura Visual, Ensino de Arte e Multiculturalismo.

Geiva Carolina Calsa, Universidade Estadual de Maringá

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

Vinícius Vinícius Stein, Universidade Estadual de Maringá

Graduado em Arte-Educação pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2011). Especialista em Educação Especial pelo Instituto de Estudos Avançados em Pós Graduação (2012). Especialista em Teoria Histórico-Cultural pelo departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2014). Doutorando em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá (2016). Integra o Grupo de Pesquisa e Estudos em Educação Infantil - GEEI. É professor da Universidade Estadual de Maringá. Pesquisa sobre ensino de Arte, Educação Estética e Educação Infantil.

Downloads

Publicado

2016-11-04

Como Citar

Baliscei, J. P., Calsa, G. C., & Stein, V. V. (2016). TRABALHO E EDUCAÇÃO NA MODERNIDADE LÍQUIDA: REFLEXÕES SOBRE AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CONTEMPORÂNEAS. Revista Contexto & Educação, 31(98), 203–221. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2016.98.203-221