IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR

Autores

  • Celso José Martinazzo Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. marti.sra@terra.com.br; martinazzo@unijui.edu.br
  • Aline Schmidt Acadêmica do curso de Pedagogia do campus Santa Rosa da Unijuí
  • Cristiani Isabel Burg Acadêmica do curso de Pedagogia do campus Santa Rosa da Unijuí.

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.4-20

Resumo

Resumo

Um dos grandes desafios e tarefas da escola contemporânea é proporcionar aos alunos o conhecimento sobre a própria identidade e a diversidade cultural do nosso país. Compreender e saber lidar com o fenômeno da diversidade cultural é um fator fundamental que pode evitar a discriminação e a exclusão escolar e social. Este estudo bibliográfico enfoca a importância da questão da(s) identidade(s) e diversidade cultural no currículo escolar buscando compreender a função da escola atual num contexto multicultural no objetivo de contemplar as diferenças culturais em seu currículo. A manifestação cultural de cada um e de cada povo revela a dimensão multicultural que se configura nas relações sociais e históricas. O diálogo intercultural se propõe a contemplar as relações e trocas entre as diferentes culturas.

Palavras-chave: Identidade. Diversidade cultural. Currículo. Escola.

Biografia do Autor

Celso José Martinazzo, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Professor do Departamento de Humanidades e Educação e do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação nas Ciências da Unijuí. marti.sra@terra.com.br; martinazzo@unijui.edu.br

Celso José Martinazzo é licenciado em Filosofia e Pedagogia. Cursou Pós-Graduação (lato sensu) em Orientação Educacional. É Mestre em Fundamentos da Educação Brasileira pela UFSM e Doutor em Educação pela UFRGS. Desempenhou atividades de docência no Ensino Médio e Superior, de assessoria técnica e de coordenação em estabelecimentos de ensino público estadual e particular de Santa Rosa (RS). É Professor Titular do Curso de Pedagogia do Departamento de Humanidades e Educação da UNIJUÍ, atuando em tempo integral em programas de pesquisa, ensino e extensão. Integra o Grupo de Docentes do Programa de Mestrado em Educação nas Ciências. Ministra os componentes de Filosofia e Educação, História da Educação e Fundamentos da Educação. Publicou artigos em revistas especializadas e capítulos de livros. É organizador e co-autor do livro Histórias de vida de professores: formação, experiências e práticas (2000) e autor dos livros A utopia de Edgar Morin: da complexidade à concidadania planetária (2002). Pedagogia do Entendimento Intersubjetivo: razões e perspectivas para uma racionalidade comunicativa na Pedagogia (2005), publicados pela Editora Unijuí.

Downloads

Publicado

2015-03-12

Como Citar

Martinazzo, C. J., Schmidt, A., & Burg, C. I. (2015). IDENTIDADE E DIVERSIDADE CULTURAL NO CURRÍCULO ESCOLAR. Revista Contexto & Educação, 29(92), 4–20. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2014.92.4-20