Discurso de ódio em comentários nas redes sociais: Rumo a uma cidadania digital crítica
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16612Palavras-chave:
Performances digitais, TikTok, Comentários de ódio, Criticidade on-lineResumo
Com o acesso à internet cada vez mais democrático, as práticas sociais têm ganhado novos contornos e adesões diárias, construindo um inevitável “mundo digital”. Mediante processos de comunicação produzidos em redes sociais, as performances-discursivas digitais operam com sentidos e efeitos emergidos das/nas relações digitais entre usuários. As presentes reflexões partem do material empírico gerado no estudo de Ribeiro (2023), o qual buscou identificar e problematizar, por intermédio de comentários on-line gerados a partir de postagens de celebridades femininas na rede social TikTok, discursos que se inscreviam na categoria “ódio”, observando os sentidos socialmente produzidos em torno da prática digital. A partir dos 96 comentários em seis vídeos, postados nas páginas de seis celebridades femininas, nota-se relação entre gênero e raça, perpassando interseccionalidades que atravessam o etarismo, a LGBTfobia, a misoginia, o racismo, o sexismo e a gordofobia, ou tudo isso ao mesmo tempo ou em alguma proporção. Orienta-se, nesse contexto, a prática de uma cidadania digital crítica que promova abertura e senso de pluralidade sobre o que rodeia os indivíduos para ver e ler digitalmente, bem como um escrutínio crítico sobre o que o usuário faz com o humano que há por trás da tela.
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