Adoção de ferramentas de gestão estratégica nas rotinas pedagógicas em uma escola de ensino fundamental em Rondon do Pará
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2025.122.16107Palavras-chave:
Planejamento Estratégico, Gestão Escolar, Projeto político pedagógicoResumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar como as ferramentas de planejamento estratégico podem ser incorporadas nas rotinas pedagógicas de uma instituição educacional para promover a excelência no ensino. Visa entender o papel dessas ferramentas na melhoria contínua da qualidade educacional, oferecendo suporte à gestão escolar e otimizando o processo de tomada de decisões. Caracteriza-se como estudo de caso qualitativo em uma escola pública de ensino fundamental dos anos finais, localizada em Rondon do Pará-PA. A pesquisa empregou entrevistas com roteiros semiestruturados para coletar dados e percepções dos envolvidos, proporcionando uma análise detalhada das práticas administrativas e pedagógicas. Ao destacar a importância da implementação de estratégias de gestão em ambientes não empresariais, as descobertas contribuem significativamente para a área da educação, introduzindo métodos inovadores de gestão e decisão. Além disso, expande o escopo prático da administração ao fortalecer a relação entre teoria administrativa e prática educacional. Revela como ferramentas de gestão estratégica, tradicionalmente utilizadas no setor empresarial, podem ser adaptadas por profissionais da educação sem formação específica em administração. A familiarização com essas ferramentas permite que os educadores observem as necessidades específicas da escola e escolha a mais adequada, facilitando a implementação e eficácia de projetos educacionais ao longo do ano letivo.
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