Jovens Estudantes e Cultura Digital: Aspectos Bioculturais, Sociais e Econômicos
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.118.12764Palavras-chave:
Jovens. Educação e Ensino Médio. Cultura digital. Perfil socioeconômico.Resumo
A sociedade tem se modificado vertiginosamente a partir das novas práticas vinculadas ao mundo digital, incluindo a esfera da educação e especialmente a juventude. Nesse contexto de mudanças, a necessidade de produzir e atualizar conhecimentos sobre as identidades e culturas juvenis mostra-se premente. Assim, este artigo, fruto de uma pesquisa quantitativa com 806 questionários aplicados a estudantes em escolas públicas do Ensino Médio da cidade mineira de Uberlândia, apresenta alguns usos sociodigitais desses jovens, permeados por aspectos bioculturais, sociais e econômicos, como idade, sexo, etnia, religião, região, trabalho e renda familiar. Entre seus resultados, destaca-se o fato de não haver um perfil unívoco de jovem uberlandense da escola pública de Ensino Médio, mas antes distintos perfis que dependem de múltiplos fatores socioeconômicos que, por sua vez, influenciam e são influenciados pela própria cultura digital desses jovens. A pesquisa evidenciou ser possível compreender, simultaneamente, uma juventude global, conectada ao mundo remoto, e local, a partir dos usos digitais de jovens brasileiros, mineiros e uberlandenses que frequentam escolas públicas, cuja cultura digital é profundamente marcada pela intersecção das dimensões econômica, espacial, religiosa e étnica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Contexto & Educação, os autores concordam com os seguintes termos:
Os trabalhos seguem a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0), que permite:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato;
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, inclusive comercial.
Essas permissões são irrevogáveis, desde que respeitados os seguintes termos:
Atribuição — os autores devem ser devidamente creditados, com link para a licença e indicação de eventuais alterações realizadas.
Sem restrições adicionais — não podem ser aplicadas condições legais ou tecnológicas que restrinjam o uso permitido pela licença.
Avisos:
A licença não se aplica a elementos em domínio público ou cobertos por exceções legais.
A licença não garante todos os direitos necessários para usos específicos (ex.: direitos de imagem, privacidade ou morais).
A revista não se responsabiliza pelas opiniões expressas nos artigos, que são de exclusiva responsabilidade dos autores. O Editor, com o apoio do Comitê Editorial, reserva-se o direito de sugerir ou solicitar modificações quando necessário.
Somente serão aceitos artigos científicos originais, com resultados de pesquisas de interesse que não tenham sido publicados nem submetidos simultaneamente a outro periódico com o mesmo objetivo.
A menção a marcas comerciais ou produtos específicos destina-se apenas à identificação, sem qualquer vínculo promocional por parte dos autores ou da revista.
Contrato de Licença (para artigos publicados a partir de outubro/2025): Os autores mantém os direitos autorais sobre seu artigo, e concedem a Revista Contexto & Educação o direito de primeira publicação.