O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS

COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Resumo

O presente artigo investiga as potencialidades do ensino de Computação, com ênfase ao Pensamento Computacional, articulado com Artes Visuais no Ensino Fundamental I. A atividade foi resultante do Estágio Supervisionado da Licenciatura em Computação, tendo a pesquisa-ação como metodologia norteadora e a Computação Desplugada como o conjunto de técnicas que possibilitaram as ações no contexto de uma escola pública de Salvador/BA. Os resultados a necessidade da presença da Computação na escola, especialmente articulada com os componentes curriculares já existentes; além de demonstrar que é possível desenvolver ações envolvendo o Pensamento Computacional articulado com outras áreas do conhecimento, para além das Ciências Exatas.

Biografia do Autor

Pietro Matheus Bompet Fontoura Alves, Universidade Federal da Bahia

Mestrando em Educação na linha de Currículo e (In)Formação pelo Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal da Bahia (PGEDU/Faced/UFBA). Licenciado em Computação (UFBA, 2020). Licenciando em Pedagogia (Faced/UFBA). Pesquisador nas áreas de Avaliação para Aprendizagem, Educação, Comunicação e Tecnologias, Formação Inicial de Professores/as de Computação com ênfase em Identidade Docente e Educação em Computação. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem e do Grupo de Pesquisa Educação, Comunicação e Tecnologias (GEC), ambos lotados na Faculdade de Educação/UFBA.

Pauleany Simões de Morais, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Possui graduação em Pedagogia finalizada em 2004 na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na Pós-graduação cursou Mestrado (2006) e Doutorado (2012) em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) junto ao Programa de Pós-graduação em Educação (PPGED) na Linha de Pesquisa Educação, Política e Práxis educativas vinculado ao Centro de Educação. Desde 2009 é professora efetiva do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em política educacional, gestão escolar e ensino de computação, atuando principalmente nos seguintes temas: órgãos colegiados, participação, relações de poder e formação de professores em computação

Rejane de Oliveira Alves, Universidade Federal da Bahia

Licenciada em Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Educação. Professora Adjunta da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal da Bahia (UFBA) - Campus Salvador/BA. Pesquisadora na Área de Avaliação da Aprendizagem e de Educação de Jovens e Adultos. Integrante da Comissão Própria de Avaliação (CPA-UFBA). Está exercendo a função de Coordenadora do Curso de Pedagogia noturno da FACED/UFBA. Coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Avaliação para Aprendizagem. Organizadora do I CONAAP - I Congresso Nacional de Avaliação da Aprendizagem.

Downloads

Publicado

2021-07-06

Como Citar

Alves, P. M. B. F., de Morais, P. S., & Alves, R. de O. (2021). O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL I: SABERES ARTICULADOS ENTRE COMPUTAÇÃO E ARTES VISUAIS: COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL: ARTICULATED KNOWLES BETWEEN COMPUTING AND VISUAL ARTS. Revista Contexto & Educação, 36(114), 166–178. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.166-178

Edição

Seção

Dossiê Ensino da Computação e Pensamento Computacional