O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PARA A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DE RENDA QUANTO AO GÊNERO

THE USE OF COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL AS INSTRUMENT TO REDUCE INCOME INEQUALITY REGARDING TO GENDER

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11639

Palavras-chave:

Desigualdade de gênero. Formação docente. Pensamento computacional. Tecnologias digitais.

Resumo

A presença das tecnologias digitais nas diversas esferas sociais é algo extremamente evidente nos últimos anos. No âmbito escolar, acredita-se que o estímulo do pensamento computacional é um potente recurso que deve ser explorado a fim de proporcionar melhores oportunidades aos discentes. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê na Competência Geral 5 a utilização de tecnologias digitais para desenvolver o protagonismo estudantil. Contudo, o estudo evidencia a necessidade de aprimoramento docente para atuar na disciplina de informática na educação básica. Historicamente, a profissão docente é majoritariamente inerente às mulheres ao passo que as profissões relacionadas às ciências exatas são destinadas aos homens. Além disso, as discrepâncias salariais existentes em detrimento do gênero é outra questão preocupante na sociedade brasileira. É preciso que haja uma quebra de paradigmas e acredita-se que uma das ferramentas capaz de proporcionar esta emancipação é a educação. A inserção da disciplina de informática nos anos finais do ensino fundamental é capaz de subsidiar o desenvolvimento do raciocínio lógico, por meio do pensamento computacional, e proporcionar às alunas desta faixa etária a possibilidade de vislumbrar caminhos que possam atuar ativamente na redução da desigualdade de renda com relação ao gênero, caminhando em direção à equiparação salarial.

Biografia do Autor

Ângela Aparecida de Almeida, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui especialização em Tecnologias Integradas à Educação pela FAZU (Uberaba-MG). Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro de Ensino Superior de Uberaba (2004). Possui graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pelo IFTM (2010). Possui Licenciatura em Pedagogia pela Unifran (2019). Tem experiência na área de Educação e Ciência da Computação, com ênfase em Sistemas de Informação.

Maycon de Souza Silva Cunha Gregório, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Mestrando em Educação pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro – UFTM. Possui especialização em Educação do Campo pela Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Graduado em Licenciatura em Matemática pela UNIP (2014) e Licenciatura em Pedagogia pela UNIFRAN (2019). Professor de Matemática na rede pública Municipal de Uberaba – MG.

Natalia Aparecida Morato Fernandes, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Ciências Sociais (bacharelado e licenciatura) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1997), mestrado em Sociologia (2001) e doutorado em Sociologia (2006) ambos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atualmente é professora associada (nível II) da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, Departamento de Filosofia e Ciências Sociais. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, linha de pesquisa Fundamentos e Práticas Educacionais.Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Educação e Sociologia da Cultura, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores, políticas educacionais, Pibid e ensino médio.  

Downloads

Publicado

2022-01-03

Como Citar

de Almeida, Ângela A., Gregório, M. de S. S. C., & Morato Fernandes, N. A. (2022). O USO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL NO ENSINO FUNDAMENTAL COMO FERRAMENTA PARA A REDUÇÃO DA DESIGUALDADE DE RENDA QUANTO AO GÊNERO: THE USE OF COMPUTATIONAL THINKING IN ELEMENTARY SCHOOL AS INSTRUMENT TO REDUCE INCOME INEQUALITY REGARDING TO GENDER. Revista Contexto & Educação, 37(116), 465–480. https://doi.org/10.21527/2179-1309.2022.116.11639