PERSPECTIVA DE ALUNOS DO ENSINO SUPERIOR SOBRE BRINQUEDOTECAS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM
PERSPECTIVE OF HIGHER EDUCATION STUDENTS ON PLAY ROOMS WITHIN VIRTUAL LEARNING ENVIRONMENTS
DOI:
https://doi.org/10.21527/2179-1309.2021.114.267-279Palavras-chave:
Brinquedoteca virtual. Ambientes de aprendizagem. Ensino Superior.Resumo
Ambientes virtuais de aprendizagem tornaram-se espaços explorados pela geração atual. Neste contexto, as brinquedotecas virtuais configuram-se como locus atrativo por sua proposta de articulação entre ludicidade e tecnologia, sendo exploradas por crianças como também por adultos em cursos de formação. Os cursos de Pedagogia e de Design são os que mais utilizam estes espaços, mas será que alunos de diferentes áreas do conhecimento já tiveram acesso e experiência com brinquedotecas virtuais? O presente artigo analisou o acesso e a experiência com brinquedotecas virtuais por alunos de diferentes cursos do Ensino Superior e ainda registrou suas percepções sobre a inclusão desta ferramenta em seus processos formativos. A pesquisa caracterizada como qualitativa obteve 1.441 alunos participantes, que responderam a um questionário on-line. Os resultados indicaram que a maioria dos alunos não teve acesso a brinquedotecas virtuais e aqueles que a experienciaram apresentaram percepções positivas, incluindo sentidos como inclusão social digital, interações entre real e virtual, busca pelo conhecimento de forma lúdica, etc. Concluiu-se que, na perspectiva dos alunos, as brinquedotecas em ambientes virtuais de aprendizagem, pelo potencial de conhecimento em rede que proporcionam, devem ser apresentadas por diferentes cursos como uma proposta inovadora de ensino e aprendizagem de alunos e crianças.
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