Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Contexto & Educação é uma publicação da Editora da Unijuí desde 1986, que a partir de 2004 passou a ser responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Educação nas Ciências (PPGEC), da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí. Tem como orientação constituir-se num espaço para a veiculação de artigos, ensaios e resenhas de diferentes áreas do conhecimento, mantendo a tradição e o compromisso com a livre circulação de ideias e opiniões teoricamente fundamentadas acerca de temas atuais e de interesse no campo da educação, contribuindo com as discussões e a produção de conhecimentos que busquem a qualificação da educação e a emancipação social. As afirmações e conceitos emitidos em artigos assinados são de absoluta responsabilidade dos seus autores.

A partir do segundo semestre de 2011, passou a adotar somente o formato online.

Código de Conduta Editorial:

Política de Ética em Publicações e Declaração de Procedimentos Impróprios em Publicações

Este Periódico (Revista) tem o compromisso com a ética na pesquisa e na publicação dos resultados. São primados os padrões de comportamento ético esperado para todas as partes envolvidas na publicação em nossa revista: o autor, o editor da revista, o dos revisores e do editor. Não são aceitos plágios, nem serão considerados como tal os artigos decorrentes de partes de relatórios de pesquisas, TCCs, dissertações e teses. A Revista adota o sistema CrossRef para identificação de plágio, bem como garantir os Principios Éticos e procedimentos para evitar más práticas na produção científica.

TAXAS

A Revista Contexto & Educação não cobra qualquer taxa pela SUBMISSÃO e AVALIAÇÃO dos artigos ou de qualquer outro tipo de texto acadêmico, que venha a ser veiculado no periódico. 

A partir de 1º de janeiro de 2021, para assegurar sua periodicidade, regularidade, qualidade e o acesso aberto aos manuscritos publicados, será cobrada uma taxa de editoração no valor de R$ 300,00 sobre os textos ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO, destinada aos custos de revisão, diagramação, registro do DOI e manutenção da revista.

Todo o seu conteúdo continua sendo disponibilizado gratuitamente a todos os leitores.

DIREITOS AUTORAIS

Os trabalhos publicados na Contexto & Educação seguem a licença de uso dos periódicos e das pesquisas  em todos os ambientes, comerciais ou não, que compõem o sistema internacional de comunicação científica. A revista é licenciada com o Creative Commons Attribution 4.0 International License.

A equipe editorial autoriza o livre acesso e a franca distribuição dos conteúdos publicados, desde que citada a fonte, ou seja, atribuindo-se crédito aos autores e à Revista Contexto&Educação e preservando o texto na íntegra. O autor tem permissão para depositar as versões pré-print e pós-print em repositórios institucional/temático ou página (site, blog) pessoal, desde que em acesso aberto e sem qualquer período de embargo.

DECLARAÇÃO DE ACESSO ABERTO

A Revista Contexto & Educação é uma publicação de acesso aberto, o que significa que todo o conteúdo está disponível gratuitamente, sem custo para o usuário ou sua instituição. Os usuários têm permissão para ler, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar, criar links para os textos completos dos artigos, ou utilizá-los para qualquer outro propósito legal, sem pedir permissão prévia do editor ou o autor. Estes princípios estão de acordo com a definição BOAI de acesso aberto.

 DECLARAÇÃO DE PRIVACIDADE

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.

POLÍTICA DE ARQUIVAMENTO
Como Política de Arquivamento, este periódico usa o sistema LOCKSS, desenvolvido pela Universidade de Stanford, para criar um arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes. O sistema permite que essas bibliotecas criem arquivos permanentes do periódico para fins de preservação e restauração.
O periódico também faz parte da Rede de Serviços de Preservação Digital Cariniana do IBICT, que fornece preservação para qualquer periódico do sistema Open Journal System [OJS] no Brasil.
O periódico está incluído também, no Diretório de Política Editorial, o Diadorim.